A seguir temos um quadro no qual apresentamos o tema 3. Nele, expomos nosso propósito geral conforme o grupo de atividades. Também apresentamos o tempo total estimado ao somarmos todas as atividades dessa temática. Por fim, detalhamos as práticas de linguagem conforme BNCC (Brasil, 2018) e os códigos que apresentam.
Principais especificações do Tema 3
Tema 3: Nosso vasto país e a variação |
Objetivo geral: Promover conhecimento a respeito da variação linguística que pode ocorrer de uma região para outra. |
Práticas de linguagem divididas por eixos de ensino/aprendizagem de acordo com a BNCC (Brasil, 2018) e suas respectivas habilidades. |
Tempo estimado total do tema: 6 aulas de 50 minutos |
Oralidade:
(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social. (EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma. |
Leitura/escuta:
EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação. |
Produção:
(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão. (EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta. |
Análise linguística
(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada. |
Fonte: Elaborado pela autora com aporte teórico da BNCC
No quadro acima temos a exposição das principais especificidades do grupo de atividades do tema 3: Nosso vasto país e a variação. Igualmente, especificamos os códigos da BNCC (Brasil, 2018) em relação às práticas de linguagem e suas habilidades.
Atividades para turmas do 6º ano
Apresentação das atividades para o 6º ano do tema 3
As atividades voltadas ao 6º ano possuem como ponto de partida uma Tirinha de Armandinho que apresenta variações regionais da palavra mandioca e objetiva demonstrar a variação linguística geográfica, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos em relação à nossa riqueza linguística. A primeira atividade requer uma exploração inicial da imagem e apresenta outras exemplificações variação linguística diatópica. Também apresentamos o Projeto ALIB (Atlas Linguístico Brasil), para o qual propomos atividades de pesquisa relativos a falares regionais de nosso território. A segunda atividade envolve reflexão e o aluno é instigado a apresentar exemplos de sua vivência que envolvam a temática estudada. Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Tempo previsto: 50 minutos. Objetivos específicos: · Viabilizar o conhecimento do fenômeno da variação regional ou geográfica da língua. · Promover uma reflexão a respeito da riqueza cultural e linguística de algumas regiões do nosso país.
|
Atividade 1: Tirinha de Armandinho
Veja a seguir uma tirinha de Armandinho e observe a linguagem das crianças.

Fonte:<https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/163269348904/tirinha-original> Acesso em 23 de jun. de 2023
QR code de acesso à Tirinha de Armandinho
Nessa tirinha encontramos nomes diferentes para um único elemento que é a mandioca. Essas palavras representam a variação regional ou geográfica de nossa língua, também conhecida como variação diatópica. Esse tipo de variação denota a forma de falar de determinada localidade ou grupo de pessoas dentro de uma mesma região. A seguir temos alguns exemplos de regionalismos:
- mandioca (Minas Gerais, São Paulo, no Norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste), macaxeira (principalmente no Nordeste) e aipim (mais utilizado por cariocas e capixabas);
- mexerica e tangerina (região Nordeste e Sudeste) e bergamota (pincipalmente na região Sul);
- abóbora (região Sudeste) e jerimum (região Nordeste).
As informações a respeito dessas palavras foram pesquisadas no Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALIB) que você encontra no seguinte endereço eletrônico: <https://alib.ufba.br/atlas-nacionais> Acesso em 25 de jan. de 2024. Esse site apresenta um atlas geral do Brasil no que diz respeito à Língua Portuguesa.
Você conhece algumas palavras que sejam próprias de uma região diferente da que você está hoje? Cite alguns exemplos. Pesquise no Projeto ALIB (<https://alibweb.ufba.br/>) ao menos duas palavras que representem a variação regional de nossa língua.
Destaque para o professor |
Converse com os alunos a respeito da variação que nossa língua pode sofrer conforme as regiões geográficas, abordar também o fato de que nosso país possui proporções continentais, sendo formado por pessoas de diferentes origens étnicas e culturais. Essa diversidade étnica é resultado da história do Brasil, que inclui a presença de povos indígenas, a chegada forçada de escravos africanos durante o período colonial e a imigração de europeus ao longo dos séculos. Essa mistura de etnias molda a nossa identidade e influencia o nosso modo de ser e de nos expressar. A diversidade linguística do Brasil é evidente nos diversos sotaques e variantes regionais da língua falada no país. |
Atividade 2: Para refletir e responder
1) Escreva com suas palavras o que vem a ser a variação regional de nossa língua.
2) Você já havia percebido a variação regional ou geográfica de nossa língua? Cite alguns exemplos.
Atividades para turmas do 7º ano
Apresentação das atividades para o 7º ano do tema 3
De início, estas atividades apresentam um vídeo exibido no Jornal Hoje que evidencia de falares regionais de diversas partes país, exemplificando a variação linguística regional. Os alunos são apresentados a conceitos relacionados a variação linguística diatópica e as variáveis que a impulsionam. De igual modo, apresentamos a plataforma Localingual que reúnes sotaques de diferentes regiões do Brasil e do mundo em um mapa interativo, a turma é convidados tanto a ouvir diversas falas quanto a deixar o seu recado nesse site. Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos. Objetivos específicos: · Oportunizar o (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística que ocorre em diversas regiões de nosso país. · Promover uma reflexão a respeito da diversidade linguística de diversas regiões. · Promover o combate ao preconceito linguístico.
|
Atividade 1: Reportagem: Sotaques do Brasil
Assista ao vídeo a seguir e descubra muitos sotaques da nossa terra.
Reportagem do Jornal Hoje a respeito de sotaques do Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Riesu0ByqWQ&list=PLWMdKxtNnJYhLGZs_fMNeePziIa4kOWdB>. Acesso em 05 de jul. de 2023.
A seguir temos o QR code de acesso à reportagem Sotaque do Brasil que foi mencionada logo acima.
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 19 de ago. de 2023.
Nesse vídeo, podemos percebemos a riqueza de nossa língua, pois há tantas formas de se dizer a mesma coisa. E todas essas expressividades são igualmente válidas e têm seu papel em nossa sociedade. Nosso país possui uma vasta extensão, faz fronteira com diversos países, cada região recebeu maior ou menor influência de outras línguas e culturas, temos hábitos e costumes próprios que influenciam diretamente cada falante. Todos esses fatores resultam na variação geográfica ou regional de nossa língua. Essa variação também é conhecida como diatópica e representam nossa própria identidade cultural.
Destaque para o professor |
É importante que o professor destaque que cada região do Brasil possui suas particularidades linguísticas, como variações na pronúncia, vocabulário e expressões regionais. Essa riqueza linguística é manifestação de nossa pluralidade cultural. É necessário valorizarmos essa diversidade e compreendermos que não existe uma única forma correta de falar. Nossa variedade linguística é um tesouro cultural que reflete a riqueza e a complexidade de nossa história e identidade. Assim, entendemos que é fundamental promovermos o respeito e a valorização dessa diversidade, combatendo o preconceito linguístico e reconhecendo a importância de cada forma de expressão na construção da nossa própria individualidade. |
Atividade 2: Hora da resposta
1) Após ter assistido ao vídeo e pensado a respeito dele, destaque as palavras, expressões ou frases que você achou mais interessantes. Discuta com seu professor e demais colegas a esse respeito.
2) Você já ouviu alguém falando com um sotaque diferente daquele que está presente na região que você mora? Como foi essa experiência?
Atividade 3: Explorando o site Localingual
Você pode conhecer vários sotaques do nosso país ouvindo gravações de falantes locais. O site Localingual (https://www.localingual.com/) é uma plataforma colaborativa na qual você pode ouvir e também deixar sua mensagem em sua língua (e sotaque).
Acesse o site e encontre o mapa do Brasil, nele você pode acessar a região e a cidade que você tem interesse em conhecer o modo de falar. Ouça diversos falares do nosso país e até do português falado em outros países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. Veja a seguir a imagem inicial do site Localingual na figura abaixo:
Fonte: < https://www.localingual.com/ > Acesso em: 22 de jan. 2024.
Visite ao menos três regiões diferentes do nosso país que sejam diferentes da que você está, ouça algumas gravações.
O que você achou da experiência de conhecer diferentes falares por meio das vozes de tantas pessoas espalhadas em nosso país? Isso demonstra a diversidade linguística presente em todas as línguas. O que mais te chamou a atenção em cada uma das regiões que você visitou?
Atividades para turmas do 8º ano
Apresentação das atividades para o 8º ano do tema 3 As atividades a seguir estão destinadas ao 8º ano e apresentam o vlog, que é um gênero digital bem disseminado, principalmente por meio do youtube. Destacamos dois vlogs que trazem um falante da região Nordeste e outro da Sudeste, demonstrando que cada região do nosso país apresenta suas próprias características culturais e linguísticas. Os exercícios versam a respeito da observação das falas e peculiaridades de seus interlocutores. Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Tempo previsto: 50 minutos. Objetivos específicos: · Oportunizar o conhecimento do fenômeno da variação linguística regional · Promover uma reflexão a respeito da heterogeneidade linguística, percebendo sua riqueza e valorizando-a como reflexo da identidade de seus falantes. · Iniciar discussões relacionadas ao combate ao preconceito linguístico. |
Atividade 1: Conhecendo o Vlog do Bráulio Bessa e o Vlog do Paulinho
Você conhece algum vlog?
Vlog é a abreviação da palavra videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos. Em vez de publicar textos e imagens, o vlogger (pessoa que produz o vlog) faz um vídeo a respeito do assunto que deseja.
A seguir você irá conhecer o vlog de Bráulio Bessa (poeta, cordelista, declamador e palestrante brasileiro, nascido no Ceará).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f1uzEAyVVtQ. Acesso em 05 de dez. de 2023.
A seguir você encontra o QR code de acesso ao vlog do Bráulio Bessa.
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 05 de dez. de 2023.
Agora é a sua vez de conhecer o vlog do Paulinho (criança de 5 anos, carioca e que relata um passeio em uma praia).
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZSlNscaeFbw&t=111s>. Acesso em 05 de dez. de 2023.
Logo abaixo temos o QR code de acesso ao vlog do Paulinho
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 05 de dez. de 2023
Atividade 2: O que os vlogs nos revelam?
1) O que mais te chamou a atenção no vlog do Bráulio Bessa?
2) Como o vlog do Bráulio Bessa retrata o falar peculiar do nordestino?
3) O que mais te chamou a atenção no vlog do Paulinho?
2) Como o vlog do Paulinho retrata o falar peculiar do carioca?
Os falares apresentados nos vlogs nos mostram diferenças no modo de falar conforme a região da qual a pessoa é proveniente. Essa forma de variação linguística recebe o nome de variação regional ou diatópica. Cada região possui suas próprias características linguísticas, sendo influenciada por sua história, tradições e identidade cultural. Ao valorizarmos nossa diversidade linguística, estamos reconhecendo e preservando essas identidades culturais únicas.
Destaque para o professor |
Converse com os alunos a respeito dos gêneros blog e vlog. É importante que os alunos compreendam que a evolução da comunicação contribuiu para o surgimento de alguns gêneros digitais, como os blogs e vlogs. Os blogs e os vlogs são diários veiculados na internet, sendo que o vlog se caracteriza por publicações em vídeo a respeito de algum interesse do criador ou vlogger, já o blog tem como característica o texto escrito, imagens e links. Esse gênero digital tem se tornado comum entre os internautas e pode versar a respeito de temáticas diversificadas. Nesse sentido, veja o que nos informa Valênia e Amorim (2018, p. 691): “é possível dizer que os vlogs são cada vez mais comuns na sociedade, com criações cada vez mais recorrentes (já que muitas pessoas se espelham nos famosos youtubers e acabam criando seus próprios vlogs), sendo de fácil acesso e disponibilizados para todos que tenham interesse e uma conexão com a internet.”
|
Atividades para turmas do 9º ano
Apresentação das atividades para o 9º ano do tema 3 A seguir temos algumas atividades sugeridas para o 9º ano. Destacamos a música Asa branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e tratamos de aspectos característicos da cultura nordestina, buscando sua valorização, haja vista que costuma sofrer em múltiplos aspectos. Nesse sentido, iniciamos algumas discussões a respeito do preconceito que, por tantas vezes, está vinculado à fala de pessoas provenientes dessa região. Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Tempo previsto: 2 aulas 50 minutos. Objetivos específicos: · Promover a valorização de culturas e falares regionais. · Discutir alguns fatores relacionados à língua que geram preconceito. |
Atividade 1: A música Asa Branca
Você vai conhecer a música Asa branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. O tema da canção é a seca no nordeste brasileiro, que é tão intensa, capaz de fazer migrar até mesmo a ave asa branca (uma espécie de pombo).
Assista ao vídeo da música Asa branca e, logo em seguida, faça a leitura da letra.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zsFSHg2hxbc>. Acesso em 22 de fev. de 2024.
A seguir temos uma figura com o QR code de acesso ao vídeo da música Asa branca interpretada por Luiz Gonzaga.
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 05 de dez. de 2023.
Letra da música: Asa branca
de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Quando oiei a terra ardendo!
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação?
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação?
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por falta d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por falta d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortá pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo Pra mim vortá pro meu sertão
Quando o verde dos teus zóio
Se espaiá na prantação
Eu te asseguro, não chore não, viu
Que eu vortarei, viu, meu coração
Eu te asseguro, não chore não, viu
Que eu vortarei, viu, meu coração
Atividade 2: Para refletir e responder
1) A cultura nordestina é composta por diversos elementos. Vocês conhecem algum desses elementos (alimentos, costumes, danças, roupas típicas)? Exemplifique.
2) Em relação ao modo de uso da língua, você conhece alguma particularidade dessa região? Exemplifique. Destaque as palavras da letra da música que você fala de forma diferente e compare as duas formas. Discuta essas diferenças com seu professor e demais colegas da sala.
Destaque para o professor |
Caso os alunos não conheçam maiores particularidades dessa região do país, você pode comentar a respeito de sua cultura peculiar. O Nordeste brasileiro (que compreende os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) desenvolveu hábitos próprios com relação ao mundo e à sua cultura. Esses hábitos foram sendo transmitidos de geração em geração, moldando seu modo de ser e de falar. As manifestações culturais que mais se destacam são festa junina, poesia popular, artesanato, frevo, culinária, manifestações religiosas cristãs e afro-brasileiras. Apesar de seu grande potencial, é a região com maior concentração de pobreza no Brasil. O problema da seca ainda é grave nessa região, conforme demonstrado na letra da música. |
Atividade 3: Hora do debate
Sua turma deve ser dividida em dois grupos. Cada agrupamento deverá responder a uma das perguntas a seguir.
1) A canção apresenta algumas características da região nordeste do nosso país. Você teve dificuldade para entender algum elemento que está presente na canção? Por que você acha que isso aconteceu? Identifique essas palavras na canção e pesquise seu significado. Você acredita que o falar do nordestino ainda gera preconceito nos dias de hoje?
2) A canção retrata a linguagem de um certo grupo social, qual é esse grupo? O que influencia a variedade falada por esse grupo? Você conhece alguém que fala assim?
Você já presenciou alguma situação que envolva o preconceito linguístico de pessoas na região da letra da música ou de outras localidades?
Ao final, cada grupo deverá escolher um líder para expor a resposta do grupo e isso deve ser feito na forma de debate, reservando um tempo de 10 minutos para cada argumentação.