Tema 6: A variação e grau de formalidade (variação diafásica)

No quadro a seguir temos em destaque o tema 6 que trata a respeito da variação linguística diafásica (A variação linguística e o grau de formalidade). Também evidenciamos o objetivo geral desse grupo de atividades e seu  tempo total estimado. Em seguida, apresentamos os códigos da BNCC (Brasil, 2018) e as  práticas de linguagem a que se referem.

Principais especificações do tema 6

         Tema 6: A variação conforme o grau de formalidade
Objetivo geral: Promover conhecimento a respeito das variações linguísticas que ocorrem conforme o contexto comunicativo tanto na fala quanto na escrita mais e menos monitoradas.
Tempo estimado total do tema: 6 aulas de 50 minutos.
Práticas de linguagem divididas por eixos de ensino/aprendizagem de acordo com a BNCC (Brasil, 2018) e suas respectivas habilidades

Oralidade:

(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.

(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

(EF69LP15) Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.

Leitura/escuta:

(EF69LP01) Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.

EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras

que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.

Produção:

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

(EF69LP52) Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação

Análise linguística

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.

Fonte: Elaborado pela autora com aporte teórico da BNCC

 

Pudemos verificar no quadro acima as principais especificidades do grupo de atividades do tema 6 que trata da variação diafásica de nossa língua e o detalhamento das principais práticas de linguagem e habilidades desenvolvidas nesses exercícios, conforme códigos apresentados da BNCC.

 

Atividades para turmas do 6º ano

Apresentação das atividades para o 6º ano do tema 6

 

As atividades destinadas ao 6º ano, que estão a seguir, possuem como ponto de partida um texto de Stella Maris Bortoni-Ricardo que sinaliza a alternância no grau de formalidade, conforme o nível de proximidade dos interlocutores e a situação comunicativa, demonstrando a variação linguística diafásica. Em seguida, os alunos são convidados a prepararem textos que irão exigir gradações diferentes de formalidade, exercitando habilidades atinentes à necessidade de adequação comunicativa.

            Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.

Objetivos específicos:

·         Perceber as variações linguísticas em diferentes maior e menor formalidade.

·         Reconhecer a necessidade de adequar a língua conforme as diferentes situações sociocomunicativas. 

 

 

Atividade 1: A variação e o contexto de formalidade.

 

Hoje você irá conhecer uma pouco a respeito da varação linguística que ocorre conforme o contexto, ou seja, a situação comunicativa (variação diafásica). Para isso, leia os textos a seguir.

 

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?

Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.

Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?

Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.

Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

BORTONI, Ricardo, S. MEducação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004.

 

Observe que a gerente da agencia bancária usa duas formas distintas de comunicação. Em um momento faz uso da linguagem formal (aquela mais próxima das prescrições da gramática normativa, também conhecida como norma culta), em outro, utiliza a linguagem informal (linguagem do cotidiano, linguagem popular.) Essas duas manifestações da linguagem representam a variação situacional de nossa língua. Ela representa a capacidade do indivíduo de empregar diferentes formas de linguagem em diferentes situações comunicativas, como por exemplo em uma entrevista de emprego, em uma conversa via whatsapp, ao preparar o seu currículo, dentre tantas outras manifestações.

Você já precisou adequar o seu modo de falar para apresentar mais ou menos formalidade? Em que situação isso ocorreu? Discuta com seus demais colegas e seu professor a respeito dessa situação.

Destaque para o professor
Explique aos alunos que a variação situacional se refere à habilidade do indivíduo de adaptar sua linguagem conforme a necessidade do momento. Cada contexto exige um nível de formalidade e estilo de linguagem específicos. Destaque a importância de exercitarmos nossa capacidade de adaptação linguística para o sucesso na nossa comunicação e que isso também demonstra nosso respeito aos interlocutores. Incentive o estudo da Língua Portuguesa, explicando aos alunos que conhecer e dominar múltiplas variedades de nossa língua coopera para o desenvolvimento de nossa capacidade adaptativa para obtermos uma comunicação mais eficiente.

 

01 – Pense nas atividades que você realiza na escola. Cite um exemplo de um momento que requer uma comunicação mais formal e outro em que a comunicação mais próxima da informalidade será mais adequada.

        

Atividade 3: Criando textos

 

01 Dois adolescentes conversam em sala de aula para marcarem um jogo de futebol. Escreva um diálogo que represente essa conversa.

 

02) Um vereador de sua cidade irá fazer um discurso na câmara municipal para solicitar a construção campos de futebol em alguns bairros. Escreva esse discurso.

 

03) Você irá fazer uma solicitação escrita ao diretor da sua unidade escolar pedindo autorização para realizar uma campanha para ajudar as vítimas dos alamentos no Rio Grande do Sul. Escreva essa solicitação

 

            Observe que cada situação comunicativa demanda um tipo de texto, quer seja oral ou escrito. Por isso, é importante desenvolvermos o conhecimento de nossa língua para conseguirmos ter um melhor desempenho linguístico conforme a necessidade do momento.

 

Atividades para turmas do 7º ano

 

Apresentação das atividades para o 7º ano do tema 6

 

Para as atividades a seguir, apresentamos quatro situações comunicativas distintas, que requerem gradações de formalidades variadas. A turma deve ser dividida em grupos que ficarão a cargo de encenações diferentes. Para tanto, devem ser preparar roteiros para um melhor planejamento da apresentação. Apresentamos orientações específicas para cada uma das sugestões de cenas que envolvem, principalmente, o  tipo de linguagem a ser utilizada.

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.

Objetivos específicos:

·         Reconhecer as diferentes formas de manifestação da linguagem em diferentes situações de comunicativas.

·         Exercitar a adequação linguística conforme o contexto de enunciação.

 

 

Atividade 1: Meu roteiro

 

Vamos exercitar a variação situacional ou diafásica de nossa língua. Essa forma de variação nos mostra que podemos adequar nossa forma de falar a ou escrever a depender do contexto comunicativo em que estamos.

Sua turma deve ser dividida em quatro grupos e cada agrupamento receberá uma atividade a desenvolver (que será apresentada posteriormente). Crie um breve roteiro que irá nortear a apresentação que farão ao final da atividade.

Grupo 01: Você é um vendedor de suprimentos de informática em uma grande loja e está apresentado novos equipamentos para games a um cliente.

Grupo 01: Você foi escolhido para representar sua escola em um encontro nacional de estudantes e fará uma pequena palestra que tem como objetivo levar informações a respeito da sua cidade e da sua escola.

Grupo 03: Você é um advogado que irá defender o cliente durante um julgamento. Ele foi acusado injustamente de ter provocado um acidente de trânsito que ocasionou muito prejuízo, no entanto, estava em outra cidade no dia do ocorrido.

Grupo 04: Você é um adolescente youtuber[1] e irá fazer uma live[2], apresentando sua escola e como você gosta de fazer parte dela e irá falar de sua cidade e seus encantos.

 

Algumas orientações:

  • No Grupo 01, o uso de linguagem um pouco mais técnica com termos específicos do mundo dos games, já que o contexto é uma apresentação de equipamentos de informática para um cliente interessado em jogos.
  • No Grupo 02, a linguagem deve ser mais formal e objetiva, com informações relevantes a respeito da escola e da cidade, já que o objetivo é apresentar-se para um público em um encontro nacional de estudantes.
  • No Grupo 03, a linguagem jurídica e a argumentação persuasiva são importantes, uma vez que o objetivo é defender um cliente em um julgamento. Você pode pesquisar alguns termos jurídicos para enriquecer sua apresentação.
  • No Grupo 04, o tom mais descontraído e coloquial é esperado, pois o contexto é uma live promovida por um jovem youtuber, que deseja mostrar sua escola e cidade de uma forma mais descontraída e atrativa para seu público.

 

Prepare um roteiro para facilitar o momento de sua apresentação.

[1]Youtuber: pessoa que de conteúdo para a plataforma de compartilhamento de vídeos norte-americana YouTube.

[2] Live é uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo na Internet, geralmente feita por meio das redes sociais.

 

Destaque para o professor

Ao dividir a turma em grupos, cada um com uma tarefa específica, os alunos terão a oportunidade de vivenciar diferentes situações e experimentar a linguagem apropriada para cada uma delas. Por meio da realização do roteiro para a apresentação, os alunos poderão refletir a respeito das características linguísticas e estilísticas adequadas para cada situação. Como vemos a seguir.

 

Atividade 2: Hora da encenação

 

Cada grupo terá oportunidade de encenar a situação comunicativa que preparou. Para isso devem seguir o roteiro elaborado na atividade 1.

Cada encenação deve durar cerca de 10 minutos e contar com a criatividade da turma. Esse momento pode ser gravado em vídeo para que possam visualizar e comparar a linguagem e a postura empregada em cada situação temática.

 

Com essa atividade você experimentou diferentes situações de comunicação e vivenciou a adaptabilidade da língua, que pode se moldar às necessidades e aos propósitos comunicativos de cada contexto, representando a variação situacional ou diafásica de nossa língua.

 

Atividades para turmas do 8º ano

             Apresentação das atividades para o 8º ano do tema 6

 

Os exercícios propostos para essa turma e temática, possuem como base quatro mensagens de áudio enviadas à personagem Maria. Pelo contexto comunicativo e o grau de formalidade empregado, os alunos devem tentar descobrir os emissores das mensagens. Por meio dessa prática, discutimos a variação linguística diafásica e suas implicações no processo de comunicação.

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto:  50 minutos.

Objetivos específicos:

·         Estimular a observação crítica de contextos comunicativos diversos.

·         Reconhecer a intencionalidade e as escolhas linguísticas do falante como forma de interação social.

 

Atividade 1: Observe contextos

 

Observe a situação comunicativa a seguir: algumas pessoas mandaram uma mensagem de áudio para Maria com as informações abaixo. Observe os textos e descubra quem está falado com ela.

 

1 – Se você não arrumar o seu quarto hoje a situação vai complicar para você. Lembra que eu te pedi isso ontem?

2 – Amor, tô morrendo de saudade de você!

3 – Prezada Maria, consta em aberto em nosso sistema o vencimento da fatura do mês de maio do seu telefone celular. Solicitamos a imediata regularização do débito. Caso a fatura já tenha sido paga, favor desconsiderar esta mensagem.

4 – Bora dar um rolê por aí. Me disseram que o cinema do shopping só tem filme bom hoje.

 

Você consegue identificar os possíveis interlocutores que estão mantendo um diálogo com Maria?

 

Atividade 2: Quem está falando?

 

01 – Como foi possível identificar os falantes?

 

02 – Destaque algumas marcas de linguagem que deixam pistas da relação de cada interlocutor com a Maria.

 

A variação linguística que ocorre conforme o contexto em que estamos, recebe o nome de diafásica e refere-se à variação que ocorre de acordo com situação comunicativa envolvida. Em outras palavras, é a variação da linguagem que está relacionada ao contexto em que a comunicação ocorre. Por exemplo, a linguagem utilizada em uma conversa informal entre amigos pode ser diferente da utilizado em uma apresentação acadêmica formal.

Essa variação pode ser observada em diversos aspectos da linguagem, como vocabulário, estrutura de frases, uso de gírias, nível de formalidade e de informalidade e reflete as normas sociais, culturais e contextuais que influenciam a forma como nos comunicamos.

 

Atividades para turmas do 9º ano

Apresentação das atividades para o 9º ano do tema 6

 

As atividades que estão logo abaixo, possuem como ponto de partida a seguinte situação: a necessidade de envio de mensagens de texto, via whatsapp, para interlocutores distintos e devem desmarcar um compromisso devido a um problema de saúde que estão enfrentando. Cada texto a ser preparado requer uma gradação de formalidade diferente, evidenciado a variação linguística diafásica. Ao final, a turma é convidada a socializar suas mensagens por meio de um Padlet (um mural virtual).

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.

Objetivos específicos:

·         Desenvolver o conhecimento do fenômeno da variação linguística que ocorre conforme o maior ou menor grau de formalidade.

·         Exercitar a adequação linguística conforme  a necessidade comunicativa.

 

Atividade 1: Desmarcando um compromisso

 

Hoje vamos relembrar a variação situacional (também chamada de diafásica), que ocorre de acordo com o contexto comunicativo. Em situações como em uma apresentação acadêmica ou profissional, é comum utilizarmos um registro linguístico mais formal, enquanto em situações informais, como conversas entre amigos, o registro linguístico tende a ser mais coloquial e informal. Essa variação reflete as normas sociais e culturais que regem nossa comunicação.

Veja a situação hipotética a seguir.

  • Você está com um problema de saúde e irá enviar uma mensagem de texto, via whatsapp, para desmarcar um compromisso que já estava agendado e deve explicar o motivo de sua ausência.
  • Fiquem atentos e observem:

– interlocutor;

– situação comunicativa;

– assunto;

– tipo de linguagem.

 

  • Vocês podem acrescentar informações relevantes para tornar a mensagem mais clara.

 

Mensagem 1: Avisar ao seu chefe imediato que não poderá comparecer ao estágio hoje.

Situação 2: Desmarcar um passeio com amigos no shopping



Situação 3: Avisar ao diretor da unidade escolar que precisará fazer a avalição em outro dia

 

Atividade 2: Padlet para socializar

 

Agora que as mensagens estão prontas, você pode fazer a exposição por meio de um Padlet (plataforma em que podemos criar murais interativos e colaborativos). Acesse o endereço eletrônico: <https://padlet.com/> .  Na figura a seguir temos a imagem inicial dessa plataforma.

Print da imagem inicial da plataforma Padlet

Fonte: <https://padlet.com/>. Acesso em 17 de jan. de 2024.

Para utilizar a plataforma, você precisa fazer um cadastro bem simples, informando sua conta do google, ou informando um e-mail pessoal e criando uma senha. Veja na figura a seguir:

Fonte: < https://padlet.com/dashboard?mobile_page=Accounts . Acesso em 17 de jan. de 2024

Após a realização do cadastro, você já acessa vários modelos e pode adequar cores, letras e imagens, conforme sua preferência. Basta um aluno ou professor criar o Padlet, iniciar e compartilhar o link com os demais colegas. Cada um que receber o link pode acessar e dar continuidade à construção, acrescentando suas mensagens. Ao final, temos um mural completo com todas as mensagens. Veja na que está a seguir um modelo de como as mensagens são apresentadas em um Padlet.

Print de um modelo de Padlet


Fonte: < https://padlet.com/dashboard/gallery/all?name=bulletin-board-v1 > . Acesso em 17 de jan. de 2024.

Caso não seja possível efetuar o cadastro e o compartilhamento do link de construção do Padlet, suas mensagens e de seus colegas podem ser expostas na forma de varal ou em um mural em sala de aula.

Dessa forma, você poderá perceber que dentro de uma mesma situação comunicativas há mais de uma forma de representar uma mensagem.

Destaque para o professor

 Incentive a socialização das mensagens, sempre intermediando e apontando as diferenças na linguagem, conforme o contexto comunicativo e as características individuais que interferem na escolha lexical, no nível de formalidade ou informalidade, nas estruturas mais simples ou mais complexas das frases, dentre outros aspectos que julgar relevantes. Destaque com os alunos que em cada situação da nossa vida há um uso da linguagem que é mais adequado, quer em contextos orais ou escritos. A adaptabilidade comunicativa é essencial para o sucesso da nossa comunicação, por isso, é tão importante conhecermos cada vez melhor a nossa língua para: 1) aumentar nosso repertório linguístico para conseguirmos nos comunicar em múltiplos gêneros demandados; 2) ter acesso à informação, pois muitos materiais de estudo, documentos oficiais, livros acadêmicos e recursos educacionais são produzidos na norma culta. Conhecer essa norma é importante para acessar e compreender adequadamente esses elementos, garantindo uma educação mais completa e o pleno exercício da cidadania; 3) valorizar a diversidade linguística, de forma a conhecer e respeitar essa característica presente na sociedade.

Gostou? então compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *