Dinâmica 3 : A heterogeneidade de nossa língua.

Etapa 1 Nossa língua varia no tempo.
Etapa 2 Completando.
Etapa 3 Nossa língua varia conforme a região.
Etapa 4 Nossa língua e sua variação social.
Etapa 5 Nossa língua e sua variação conforme o contexto comunicativo.
Etapa 6 Consolidando.
Etapa 7: Nossa língua varia no tempo (Variação diacrônica).
Materiais: datashow.
Tempo previsto: 50 minutos.
Objetivos específicos: oportunizar ponderações a respeito das variações que nossa língua sofre no decorrer do tempo.
O professor deve iniciar a aula explicando aos alunos que nossa língua não é um bloco homogêneo, ela sofre variações no (de)correr do tempo.
Projetar parte do texto “Antigamente”, de Carlos Drummond de Andrade, parte da obra Quadrante, publicada em 1962.
“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca e não caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesse entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada”.
Discutir com os alunos os termos desconhecidos do texto e como poderiam ser ditos atualmente.
Projetar o texto de Joaquim Mariano da Costa Amaral Gurgel (data provável:1808). Disponível em: <http://www.estacaodaluz.org.br> Acesso em 15 jun. 2018.
“Illustrissimo Excelentissimo Senhor Antonio Manoel de Melo Castro e Mendoça
Satisfazendo aCarta que por Ordem deVossa Excelenca escreveome  o Sargento-mor ajudante de Ordens, Joaquim Joze Pinto de Morais Leme,  respondo que nos subúrbios desta Aldeia CirCunstanciado Com  as gumas qualidades eactividade para Director dos Indios pareceme  suficiente Salvador Pereira de Pontes, do destricto da Com  CeiCam dos Guarulhos. [espaço] Quanto ao requerimento dos Indios he verdadeiro naparte que dis ser oactual Capitam Mor Joaõ  de Lima, tibio frouxo, einneto para governar, pois alem dele ver estes defeitos gerais nos Indios do Brazil, creio que  nele reina mais a priguica, arespeito dos dois nomeados no re  querimento para Capitains Mores o Filis daCunha ja eser  ceo odito posto e teve baixa infame por intrigante, boba  do [?], emais vicios abominaveis, o Joaquim Correa he o Soldado men  cionado neste requerimento que deo pancadas noactual Capitam  Mor, naõ he dos peiores Indios desta Aldeia, he rapas  agil, sooaxo algum tanto propenso aenbriages, defeito  geral dos Indios. [espaço] He quanto poso informar aVossa Excelenca”.
 Nossa Senhora da Ajuda 9 de Março de1808.
Pedir aos alunos para fazerem a leitura do texto projetado. Pedir para que tentem explicar o conteúdo do texto. Discutir algumas mudanças ocorridas na língua no transcorrer do tempo, partindo de exemplos retirados do texto lido.

Etapa 2: Completando

Materiais: Cópias da tabela a seguir.
Tempo previsto: 50 minutos.
Objetivos específicos: fortalecer o conhecimento relativo a variações que   nossa língua sofre no correr do tempo.
O professor pode montar uma tabela com palavras ou expressões apresentadas nos textos da etapa anterior, destacar na tabela palavras que possuem hoje pouco uso e palavras que apresentaram mudança na grafia.  Distribuir a tabela para os alunos e pedir para que escrevam como essas palavras seriam ditas atualmente ou, conforme o caso, escrever a grafia atual da palavra.
Discutir as variações apresentadas nas palavras dos dois textos da etapa anterior, enfatizando essa característica como um movimento comum e natural de nossa língua.
Palavra ou expressão Como seriam ditas atualmente
Janota
Pé de alferes
Entrementes
Prendada
Mademoiselles
Mimosas
Debaixo do balaio
Levaram tábua
Pregar em outra freguesia
Cair de cavalo magro
Palavra ou expressão Grafia atual
Escreveome
As gumas
Eactividade
Com CeiCam
Sooaxo
Excelenca
Destricto
Eser ceo  odito
Não eh dos peiores
Dis ser oactual
Etapa 3: Nossa língua varia conforme a região (Variação diatópica)
Materiais: datashow e caixa de som.
Tempo previsto: 50 minutos.
Objetivos específicos: levar o aluno a compreender que nossa língua pode variar conforme a região ( variedades regionais de nossa língua)
O professor deverá exibir o trailer do filme “ Cine Holliúdy” (Disponível em : <https://www.youtube.com/watch?v=rjZZHBoHwzo> Acesso em: 30 jun.  2018)
Logo após, exibir a reportagem do Jornal Hoje sobre sotaques do Brasil (Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WwP_b48TpgE> Acesso em: 28 jul. 2018
Conversar com os alunos sobre os termos usados no filme e na reportagem que os alunos não conheçam e levar hipóteses sobre seus significados. Pedir para os alunos destacarem as palavras interessantes.
Debater sobre as diferenças de falares de uma região para outra, enfatizando que nossa língua varia conforme os costumes e cultura de uma região.  Incentivar os alunos a fazerem exposição de exemplos que sejam do conhecimento deles a respeito de regionalismos.

Etapa 4: Nossa língua e sua variação social (Variação diastrática)

Materiais: cópias das atividades que cada grupo realizará (descritas abaixo), folhas de rascunho.
Tempo previsto: 50 minutos.
Objetivos específicos: proporcionar ao aluno compreensão da variação social que nossa língua pode sofrer.
A turma deverá ser dividida em quatro grupos e cada grupo receberá uma atividade a desenvolver (que será apresentada posteriormente) e uma folha de rascunho para fazer as anotações necessárias para uma breve apresentação (5 minutos para cada grupo).
Grupo 01: Você é um guia turístico e deve apresentar sua cidade a um grupo de turistas de idades variadas, com o intuito de que conheçam sua cidade e desfrutem bons momentos de descanso, diversão e lazer.
Grupo 02: Você é um grande palestrante sobre turismo e foi convidado para fazer uma palestra em um grande congresso.  Nele você deverá apresentar sua cidade e seu grande potencial turístico com o objetivo de atrair mais visitantes para ela.
Grupo 03: Você é um (a) adolescente youtuber e irá fazer uma divulgação de sua cidade, apresentando seus principais pontos turísticos e suas famosas águas termais.
Grupo 04: Você é um jovem que mora na periferia de sua cidade e irá apresentá-la a um grande amigo que não a conhece ainda. Você deverá apresentar os melhores pontos para que ele possa se divertir e curtir a cidade.
Divididos em grupo, os alunos irão preparar as apresentações e em seguida, um grupo por vez, irá fazer uma apresentação oral, mostrando como executaram cada uma das atividades.
O professor deve ficar atento às interpretações, expressões, posturas e condução de cada atividade, observando a variação social da língua expressa em cada circunstância.
É importante fazer uso dos exemplos citados pelos alunos na apresentação dos grupos e compartilhando com os mesmos que nossa língua pode sofrer uma variação chamada social. Essa variação trata do modo de falar de um grupo específico de pessoas. Podemos apontar como exemplos as gírias próprias dos surfistas (crowd – pico com muitos surfistas, flat – mar sem ondas, marola – mar pequeno. Lembra que a variação social também pode ocorrer conforme o grupo profissional a que a pessoa pertente, exemplo: advogados (cônjuge supérstite – viúvo, ergástulo público – cadeia, a sentença transitou em julgado – decisão definitiva). Destacar também a variação que é influenciada pela classe social, idade, sexo. Citar exemplos e estimular os alunos para que eles também citem exemplos.
Etapa 5: Nossa língua e sua variação conforme o contexto comunicativo (Variação diafásica).
Materiais: datashow e roupas/acessórios diversos para uma encenação.
Tempo previsto: 50 minutos.
Objetivos específicos: levar o aluno a identificar/reconhecer algumas variações que nossa língua pode sofrer conforme o contexto comunicativo.
Exibir os vídeos a seguir para os alunos. Nos vídeos, a humorista Tatá Werneck está em duas situações comunicativas diferentes:
Situação 1: Entrevista com Marília Gabriela (Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iY-unlLiYIU> Acesso em: 10 ago. 2018.)
Situação 2 : Entrevista com  Zezé di Camargo e Luciano (Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SKJ6SLzeSU8> Acesso em: 10  ago. 2018.)
Pedir aos alunos que expressem suas impressões relativas a cada vídeo, devendo focar na linguagem, postura e expressões usadas em cada uma das entrevistas.
Após a discussão sobre o vídeo com os alunos, ressalte a influência do contexto comunicativo em nosso modo de falar. Compartilhar com os alunos que nosso modo de falar pode ser influenciado conforme a importância que o outro possui para o falante, em uma dada situação comunicativa. Nos vídeos acima, a linguagem e a postura do falante (no caso Tatá Werneck) mudou durante a entrevista.
O professor irá propor que os alunos pensem como seria a linguagem usada por eles em cada uma das situações a seguir:
⦁ Em uma conversa informal com amigos em uma festa.
⦁ Em uma entrevista para uma vaga de trabalho.
⦁ Em um jornal falado, na televisão.
⦁ Em uma reunião de trabalho, discutindo sobre as metas da empresa.
Pedir para que cada aluno anote frases ou expressões que poderiam ser usadas em cada situação acima mencionadas. Dar oportunidade para que cada aluno cite alguns exemplos para cada situação mencionada. É importante ressaltar que o professor deve estar atento à possibilidade de manifestações de estereótipos ou visões caricatas. Caso exemplos inadequados sejam apontados pelos alunos, caberá ao professor descontruir as caricaturas e estereótipos, combatendo o preconceito linguístico.
Encerrar esse momento refletindo com os alunos a respeito das seguintes proposições:
⦁ A maneira como a língua é usada em cada uma das situações anteriormente mencionadas apresenta diferenças.
⦁ Nós devemos compreender que diferentes situações comunicativas pedem diferentes usos linguísticos, porém nem sempre o falante possui um repertório linguístico amplo o suficiente para dar conta dos diversos usos da língua, nos mais diferentes contextos comunicativos.
⦁ Precisamos compreender a importância da escola no processo de construção e desenvolvimento do nosso repertório linguístico, especialmente por meio das aulas de língua portuguesa, abordando diferentes gêneros linguísticos (mais e menos formais), nas modalidades escrita e falada, valorizando atividades que promovam a reflexão acerca da língua e sua heterogeneidade

Etapa 6: Consolidando

Materiais: cópias da tabela descrita abaixo.
Tempo previsto: 50 minutos.
Objetivos específicos: relembrar e reforçar o conhecimento de alguns tipos de variação linguística trabalhados nas dinâmicas anteriores.
Retomar com os alunos os conhecimentos adquiridos por meio das dinâmicas e em aulas anteriores relativos à variação linguística e à necessidade de conhecê-las para melhor compreender e expressar-se nos processos comunicativos.
Dividir a sala em 4 grupos, cada grupo deverá pensar e anotar alguns exemplos para cada forma de variação linguística trabalhada. Após as anotações, cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus exemplos para os demais.
Entregar, aletoriamente, para cada grupo, uma das tabelas a seguir, para que possam anotar os exemplos criados, a partir da consideração/observação da língua em uso, estimulando que cada aluno contribua com, pelo menos, um exemplo.
Grupo 01
Nossa língua varia no tempo
Exemplo:






Grupo 02

Nossa língua varia conforme a região

Exemplo:






Grupo 03
Nossa língua varia conforme o grupo social
Exemplo:








Grupo 04
Nossa língua varia conforme o contexto comunicativo
Exemplo:







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