No Quadro a seguir apresentamos o Tema 1 juntamente com o objetivo geral desse grupo de atividades, tempo total estimado, somando-se todas as atividades dessa temática e as práticas de linguagem conforme BNCC (Brasil, 2018) e seus respectivos códigos.
Principais especificações do Tema 1
Tema 1: Nossa língua tem história |
Objetivo geral: (Re)conhecer, refletir a respeito dos países onde a Língua Portuguesa é falada e estimular o (re)conhecimento do português brasileiro e sua diversidade. |
Tempo estimado total do tema: 9 aulas de 50 minutos |
Práticas de linguagem divididas por eixos de ensino/aprendizagem de acordo com a BNCC (Brasil, 2018) e suas respectivas habilidades.
Oralidade: (EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social. (EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma. (EF69LP15) Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos. |
Leitura/escuta:
EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação. |
Produção:
(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/alterando efeitos, ordenamentos etc. (EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta. |
Análise linguística
(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada. |
Fonte: Elaborado pela autora com aporte teórico da BNCC.
Observamos que no Quadro acima temos a exposição das principais especificidades do grupo de atividades do tema 1: Nossa língua tem história, detalhando, principalmente, os códigos da BNCC (Brasil, 2018) em relação às práticas de linguagem e habilidades desenvolvidas.
A seguir, iremos apresentar as atividades desse tema, seguindo a sequência de turmas às quais se destina, ou seja, 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
Atividades para turmas do 6º ano:
Apresentação das atividades para o 6º ano do tema 1
As atividades do 6º ano irão tratar da gênese e evolução da Língua Portuguesa, tendo em destaque o aspecto da diversidade linguística que é característico de todas as línguas naturais. Iniciamos com a visualização de dois vídeos, sendo que o primeiro trata da história de nossa e o segundo, de sua evolução. Em seguida, propomos discussões a respeito desses aspectos históricos de nossa língua berço.
Materiais: Dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Folhas de papel A 4. Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos. Objetivos específicos: · Oportunizar conhecimento a respeito da formação da Língua Portuguesa bem como a formação do português brasileiro. · Refletir a respeito da heterogeneidade linguística.
|
Destaque para o professor |
É importante que o professor assista previamente aos vídeos apresentados, para propor destaques e promover discussões mais enriquecedoras. Mostre os vídeos sempre fazendo uma introdução e despertando o interesse e a curiosidade dos alunos. Assista, juntamente com a turma, os vídeos a seguir que tratam da história da Língua Portuguesa e sua evolução, despertando a consciência da diversidade linguística e dos fatores que a influenciam, como por exemplo: o contexto histórico, social e cultural de um povo. |
Atividade 1: A história da Língua Portuguesa
Assista aos vídeos a seguir e conheça um pouco mais da história da nossa língua. Eles tratam do surgimento da Língua Portuguesa, sua evolução, as influências que sofreu e onde é falada. Anote as informações que você achar mais relevantes a respeito do que irá assistir.
Vídeo 1: A história da Língua Portuguesa.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OQdlOs8RyHk> Acesso em: 23 de out. de 2023
Logo abaixo, temos o QR code de acesso ao vídeo apresentado logo acima.
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 25 de out. de 2023.
Vídeo 2: A evolução da Língua Portuguesa
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QZpdvWFDUT4>. Acesso em: 25 de out. de 2023.
iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/QZpdvWFDUT4?si=aND0QF18K0nXFHxT” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” referrerpolicy=”strict-origin-when-cross-origin” allowfullscreen>
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 02 de fev. de 2024.
Atividade 2: Para refletir e responder
1) Você já conhecia a história do surgimento de nossa língua?
2) Quantos países falam Português?
3) Você acredita que a Língua Portuguesa é falada da mesma forma em todos os países em que é a língua oficial?
4) E em nosso país, será que nossa língua é falada da mesma forma em todas as regiões? O que você acha disso?
Atividades para turmas do 7º ano
Apresentação das atividades para o 7º ano do tema 1
As atividades que se destinam ao 7º ano destacam o desenvolvimento da língua Portuguesa no Brasil, colocando em evidência as diversas línguas e culturas que fazem parte de sua composição e a diversidade que apresenta de Norte a Sul de nosso país. São apresentados dois vídeos, o primeiro refere-se a história do português brasileiro e o segundo apresentas falares de nossa língua presentes em diversas regiões. Finalizamos a proposta com a criação de uma nuvem de palavras que diz respeito a importância do uso da língua em nossa vida. Materiais: Dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Folhas de papel A 4. Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos. Objetivos específicos: · Oportunizar conhecimento a respeito da formação da Língua Portuguesa bem como a formação do português brasileiro. · Refletir a respeito da heterogeneidade linguística de nosso país.
|
Destaque para o professor |
É importante que o professor assista previamente aos vídeos apresentados, para propor destaques e promover discussões mais enriquecedora. Mostre os vídeos sempre fazendo uma introdução e despertando o interesse e a curiosidade dos alunos. Assista, juntamente com os alunos, os vídeos a seguir que tratam da história da Língua Portuguesa no Brasil e dos diferentes falares que temos em nosso país, despertando a consciência da diversidade linguística e dos fatores que a influenciam, como por exemplo: o contexto histórico, social e cultural de um povo. |
Atividade 1: A Língua Portuguesa no Brasil
Assista aos vídeos a seguir, fique bem atento às informações que eles oferecem, anotando o que for mais relevante.
Vídeo 1: A história da Língua Portuguesa no Brasil.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9NkhCB23RwQ&t=4s> Acesso em 28 de out. de 2023.
Logo abaixo temos o QR code para você acessar ao vídeo
Fonte: https://br.qr-code-generator.com/. Acesso em 02 de fev. de 2024.
Destaque para o professor |
Dante Lucchesi (1994, 2021) e Rosa Virgínia (2004) nos alertam que o português brasileiro não é apenas heterogêneo e variável, mas também plural e polarizado. Esses autores nos mostram a constituição de nossa língua atrelado ao quadro de nossa gênese econômica e social e à tradição inventada do monolinguismo nacional. Essas reflexões nos levam a uma indagação: até que ponto nossas aulas de Língua Portuguesa estão contribuindo para a proteção e valorização da diversidade linguística? Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti (1961) é um linguista brasileiro conhecido por suas pesquisas em sociolinguística, linguística histórica e história da linguística. Rosa Virgínia Barreto de Mattos Oliveira e Silva (1940-2012), dedicou-se a pesquisas históricas do português brasileiro e ao estudo da formação e funcionamento da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal. Eles possuem relevantes obras e projetos, muitos deles vinculados à Universidade Federal da Bahia e de grande importância em nosso cenário sociolinguístico. Fica aqui o incentivo para que você conheça e pesquise a respeito de suas obras. |
Agora você vai assistir a um vídeo que demonstra como falamos de norte a sul em nosso país.
Vídeo 2: Sotaques e expressões do Brasil: como falamos de norte a sul.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SAiXRi6Rcsg> Acesso em 30 de out. de 2023.
Em seguida, temos o QR code de acesso ao vídeo apresentado acima.
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 02 de fev. de 2024.
Destaque para o professor |
Converse com os alunos a respeito da diferença entre o português do Brasil e de outras partes do mundo. O português é a sexta língua mais falada no mundo, somos cerca de 280 milhões falantes ao redor do globo. É o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Parte da população em outros territórios também fala português, como em Macau e China. A diferenciação entre o português de Portugal e do Brasil ocorre devido a influência de tantas outras línguas e costumes na própria constituição dessas nações Em relação ao Brasil, temos a população indígena que aqui já habitava e escravos africanos e tantos outros povos que se mesclam ao nosso (imigrantes alemães, espanhóis, italianos, asiáticos, dentre outros). Essa mistura torna nossa língua única e bem diferente do português falado em outras regiões do mundo. |
Atividade 2: Para refletir e responder
1) Vocês já perceberam como o nosso modo de falar pode variar de uma região para outra?
2) Vocês conhecem alguma das expressões regionais que aparecem no vídeo? Cite alguns exemplos.
3) Você conseguiria compreender com facilidade todas as falas apresentas no vídeo que estão em nossa língua?
4) Você conhece alguma expressão própria de uma determinada região que não seja a que você está hoje? Cite alguns exemplos.
Atividades para turmas do 8º ano
Apresentação das atividades do 8º ano do tema 1
As atividades voltadas ao 8º ano retomam aspectos relevantes da constituição e formação de nossa língua, expomos um vídeo de abertura do Museu da Língua Portuguesa ( que fica na Estação da Luz em São Paulo) e trata do processo de formação da língua humana em aspectos gerais. Logo em seguida apresentamos uma narração do poema O paraíso são os outros de Valter Hugo Mãe. Essa narrativa apresenta falares distintos e representativos da diversidade linguística do português dentro e fora do Brasil. Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos. Objetivos específicos: · Oportunizar conhecimento a respeito da linguagem humana. · Refletir a respeito da heterogeneidade linguística do nosso país. · Refletir a respeito da heterogeneidade linguística: português do Brasil e de outros países.
|
Atividade 1: O universo da linguagem
Assista ao documentário a seguir, narrado por Fernanda Montenegro, com o relato da origem da multiplicidade de línguas no mundo. Esse é um vídeo de abertura do Museu da Língua Portuguesa que fica na Estação da Luz em São Paulo.
Vídeo 1: Um passeio ao universo da linguagem
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2LNopxcBVms>. Acesso em 30 de out. de 2023
Logo abaixo, temos o QR code de acesso ao vídeo apresentado acima.
Após a visualização do vídeo, responda a seguinte questão: qual a origem da multiplicidade de línguas no mundo e do fenômeno da diversidade da língua no Brasil?
Atividade 2: As muitas vozes do texto: O paraíso são os outros de Valter Hugo Mãe
Veja o vídeo a seguir a com a narração do poema O paraíso são os outros de Valter Hugo Mãe. Vários falantes da Língua Portuguesa, de distintas regiões, dão voz a essa obra.
Vídeo 1: O paraíso são os outros: falares do português dentro e fora do Brasil
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=nndGk1Ci2Bo>. Acesso em: 30 de out. de 2023.
Na Figura que está a seguir, você encontra o QR code de acesso ao vídeo com a narração do poema: O paraíso são os outros de Valter Hugo Mãe.
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 02 de fev. de 2024.
Veja que interessante poder ouvir a Língua Portuguesa de tantas formas diferentes. Comente a respeito da rica diversidade linguística que existe em nosso país, envolvendo tantos falares e tantas culturas e da experiencia de conhecer a respeito de tantos falares, que apesar de estarem na mesma língua, são bem distintos.
Atividade 3: Uma nuvem de palavras
Você observou que o primeiro vídeo trata da gênese da linguagem humana e sua diversificação, já o segundo vídeo apresenta a narração do texto: O paraíso são os outros de Valter Hugo Mãe, nessa leitura encontramos pessoas de Cochim, Goa, Damão, Diu, Macau, África, de Timor-Leste, do Brasil e várias áreas de Portugal.
Nos dois vídeos percebemos quão diversa nossa língua pode ser e o quão é importante em nossa vida.
Agora vamos montar uma nuvem de palavras. Pense a respeito da importância da linguagem em sua via e anote duas palavras que possam representar o seu pensamento.
Acesse o endereço eletrônico: https://www.mentimeter.com/pt-BR/features/word-cloud, e digite as suas palavras e a demais que foram anotadas por seus colegas. O seu professor pode te ajudar nesse processo.
A seguir, temos um exemplo de uma nuvem de palavras realizada por meio do site Mentimeter:
Fonte: https://variandoaluinguisticacomlua.blogspot.com/. Acesso em: 30 de out. de 2023.
Atividades para turmas do 9º ano
Apresentação das atividades do 9º ano do tema 1
Para o 9º ano foram preparadas atividades que tem como base o documentário: Língua: vidas em português, que retrata a Língua Portuguesa em vários países em que é a língua oficial. Uma produção de Vitor Lopes que mescla a visão de alguns escritores e de pessoas comuns em relação ao universo da linguagem. O aluno é convidado à reflexão e ao entendimento de que devemos valorizar a diversidade linguística. Essa atividades são finalizadas com o incentivo ao envio de comentários para o autor do documentário por meio da plataforma Curtaedu (apresenta diversos vídeos, especialmente selecionado por professores, que podem ser utilizados em diversas atividades escolares). Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Tempo previsto: 3 aulas de 50 minutos. Objetivos específicos: · Discutir a abrangência e a diversidade da Língua Portuguesa. · Refletir a respeito das multifaces das misturas linguísticas.
|
Atividade 1: Documentário – Língua: vidas em português
Atividade 1: Documentário – Língua: vidas em português
Vamos assistir ao documentário Língua: vidas em português, o diretor dessa obra é Victor Lopes e foi produzido em parceria entre Brasil e Portugal, filmado em seis países (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, França e Japão). O vídeo mostra depoimentos de escritores, como José Saramago, Mia Couto e João Ubaldo Ribeiro, com relatos de pessoas comuns, para promover uma reflexão a respeito da Língua Portuguesa. Assista e anote as informações principais do documentário.
Com uma duração de 90 minutos, proporciona uma imersão nas diversas histórias da Língua Portuguesa e em sua influência nas culturas variadas ao redor do mundo. Na obra, nossa língua é retratada principalmente através das vivências cotidianas de personagens tanto famosos quanto desconhecidos, provenientes dos quatro continentes. Em cada uma dessas experiências, a Língua Portuguesa é reinventada inúmeras vezes e enriquecida por meio da interação com colonizadores, imigrantes e seus descendentes.
Vídeo 1: Língua: vidas em português.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JBmLzbjmhhg> Acesso em: 31 de out. de 2023.
Logo a seguir, temos o QR code de acesso ao documentário apresentado acima.
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 31 de out. de 2024.
Sinopse do filme:
Sinopse do filme:
Todo dia duzentos milhões de pessoas levam suas vidas em português. fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. O tempo todo, a Língua Portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Línguas misturadas, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos, e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não caberia.
Atividade 2: Para refletir e responder
1) Considerando que o filme aborda a questão da variação linguística nos países que têm a Língua Portuguesa como oficial, nos permitindo conhecer realidades culturais bastante distintas e nos alertando em relação preconceito linguístico. Esse tipo de preconceito se manifesta de várias maneiras, desde a discriminação de determinado modo de falar ou até a desvalorização de falantes integrantes de determinados grupos sociais. Você já viveu ou observou alguma situação de preconceito relacionado ao modo de falar? Comente a esse respeito. O que você pensa a respeito desse tipo de discriminação?
2) Comente a frase dita por José Saramago no filme: “Não há uma Língua Portuguesa. Há línguas em português”.
3) Apesar de ser um idioma falado por cerca de duzentos milhões de pessoas, o português é uma língua sem tanto prestígio pelo mundo. Como você analisa a relação da língua com nosso fator econômico?
4) Cite três exemplos de variações linguística que você observou no filme.
Atividade 3: Deixe seu comentário
O canal Curtaedu (https://curtaedu.org.br/) é uma plataforma de vídeos que engloba educação e entretenimento. Por meio dele, temos acesso a conteúdo especialmente selecionado por professores de diversas áreas do conhecimento e você pode conhecer obras incríveis a respeito de nossa língua e diversos outros campos do saber.
Print da imagem inicial do filme Língua: vidas em português no canal Curtaedu.
Fonte: <https://curtaedu.org.br/>. Acesso em: 03 de jan. de 2024
Por meio de um cadastro bem simples você pode deixar o seu comentário a respeito das descobertas que você fez no filme Língua: vidas em português. Veja como é feito o cadastro observando a Figura que está abaixo.
Print da imagem inicial do cadastro no canal Curtaedu
Fonte: <https://curtaedu.org.br/>. Acesso em: 03 de jan. de 2024.
Após o seu cadastramento, é só acessar a aba comentário e deixar o seu recado. Por meio de uma aprovação, seu texto é postado e poderá ser enviado diretamente autor do filme e também para a plataforma Curtaedu, conforme nos mostra a Figura a seguir:
Fonte: <https://curtaedu.org.br/>. Acesso em: 03 de jan. de 2024.
Que mensagem você irá enviar ao autor do filme para comentar o aprendizado que você obteve com a obra: Língua: vidas em português?
Destaque para o professor |
Caso não seja possível que cada aluno faça seu cadastro e envie um comentário ao canal Curtaedu, você pode incentivá-los a tecerem comentários no próprio caderno e posteriormente fazer um momento de conversar em sala de aula, no qual os alunos poderão expor seu pensamento a respeito da obra.
|