Atividades para turmas do 6º ano
Materiais: Dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).
Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.
Objetivos específicos:
- Oportunizar conhecimento a respeito da formação da Língua Portuguesa bem como a formação do português brasileiro.
- Refletir a respeito da heterogeneidade linguística.
Atividade 1: A história da Língua Portuguesa
Assista aos vídeos a seguir e conheça um pouco mais da história da nossa língua. Eles tratam do surgimento da Língua Portuguesa, sua evolução, as influências que sofreu e onde é falada. Anote as informações que você achar mais relevantes a respeito do que irá assistir.
Vídeo 1: A história da Língua Portuguesa.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OQdlOs8RyHk> Acesso em: 23 de out. de 2023
Logo abaixo, temos o QR code de acesso ao vídeo apresentado logo acima.
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 25 de out. de 2023.
Vídeo 2: A evolução da Língua Portuguesa
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QZpdvWFDUT4>. Acesso em: 25 de out. de 2023.
iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/QZpdvWFDUT4?si=aND0QF18K0nXFHxT” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” referrerpolicy=”strict-origin-when-cross-origin” allowfullscreen>
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 02 de fev. de 2024.
Atividade 2: Para refletir e responder
1) Você já conhecia a história do surgimento de nossa língua?
2) Quantos países falam Português?
3) Você acredita que a Língua Portuguesa é falada da mesma forma em todos os países em que é a língua oficial?
4) E em nosso país, será que nossa língua é falada da mesma forma em todas as regiões? O que você acha disso?
Atividades para turmas do 7º ano
Materiais: Dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).
Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.
Objetivos específicos:
- Oportunizar conhecimento a respeito da formação da Língua Portuguesa bem como a formação do português brasileiro.
- Refletir a respeito da heterogeneidade linguística de nosso país.
Atividade 1: A Língua Portuguesa no Brasil
Assista aos vídeos a seguir, fique bem atento às informações que eles oferecem, anotando as informações mais relevantes.
Vídeo 1: A história da Língua Portuguesa no Brasil.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9NkhCB23RwQ&t=4s> Acesso em 28 de out. de 2023.
Logo abaixo temos o QR code para você acessar ao vídeo
Fonte: https://br.qr-code-generator.com/. Acesso em 02 de fev. de 2024.
Agora você vai assistir a um vídeo que demonstra como falamos de norte a sul em nosso país.
Vídeo 2: Sotaques e expressões do Brasil: como falamos de norte a sul.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SAiXRi6Rcsg> Acesso em 30 de out. de 2023.
Em seguida, temos o QR code de acesso ao vídeo apresentado acima.
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 02 de fev. de 2024.
Atividade 2: Para refletir e responder
1) Vocês já perceberam como o nosso modo de falar pode variar de uma região para outra?
2) Vocês conhecem alguma das expressões regionais que aparecem no vídeo? Cite alguns exemplos.
3) Você conseguiria compreender com facilidade todas as falas apresentas no vídeo que estão em nossa língua?
4) Você conhece alguma expressão própria de uma determinada região que não seja a que você está hoje? Cite alguns exemplos.
Atividades para turmas do 8º ano
Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).
Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.
Objetivos específicos:
- Oportunizar conhecimento a respeito da linguagem humana.
- Refletir a respeito da heterogeneidade linguística do nosso país.
- Refletir a respeito da heterogeneidade linguística: português do Brasil e de outros países.
Atividade 1: O universo da linguagem
Assista ao documentário a seguir, narrado por Fernanda Montenegro, com o relato da origem da multiplicidade de línguas no mundo. Esse é um vídeo de abertura do Museu da Língua Portuguesa que fica na Estação da Luz em São Paulo.
Vídeo 1: Um passeio ao universo da linguagem
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2LNopxcBVms>. Acesso em 30 de out. de 2023
Logo abaixo, temos o QR code de acesso ao vídeo apresentado acima.
Após a visualização do vídeo, responda a seguinte questão: qual a origem da multiplicidade de línguas no mundo e do fenômeno da diversidade da língua no Brasil?
Após a visualização do vídeo, responda a seguinte questão: qual a origem da multiplicidade de línguas no mundo e do fenômeno da diversidade da língua no Brasil?
Atividade 2: As muitas vozes do texto: O paraíso são os outros de Valter Hugo Mãe
Veja o vídeo a seguir a com a narração do poema O paraíso são os outros de Valter Hugo Mãe. Vários falantes da Língua Portuguesa, de distintas regiões, dão voz a essa obra.
Vídeo 1: O paraíso são os outros: falares do português dentro e fora do Brasil
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=nndGk1Ci2Bo>. Acesso em: 30 de out. de 2023.
Na figura que está a seguir, você encontra o QR code de acesso ao vídeo com a narração do poema: O paraíso são os outros de Valter Hugo Mãe.
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 02 de fev. de 2024.
Veja que interessante poder ouvir a Língua Portuguesa de tantas formas diferentes. Comente a respeito da rica diversidade linguística que existe em nosso país, envolvendo tantos falares e tantas culturas e da experiencia de conhecer a respeito de tantos falares, que apesar de estarem na mesma língua, são bem distintos.
Atividade 3: Uma nuvem de palavras
Você observou que o primeiro vídeo trata da gênese da linguagem humana e sua diversificação, já o segundo vídeo apresenta a narração do texto: O paraíso são os outros de Valter Hugo Mãe, nessa leitura encontramos pessoas de Cochim, Goa, Damão, Diu, Macau, África, de Timor-Leste, do Brasil e várias áreas de Portugal.
Nos dois vídeos percebemos quão diversa nossa língua pode ser e o quão é importante em nossa vida.
Agora vamos montar uma nuvem de palavras. Pense a respeito da importância da linguagem em sua via e anote duas palavras que possam representar o seu pensamento.
Acesse o endereço eletrônico: https://www.mentimeter.com/pt-BR/features/word-cloud, e digite as suas palavras e a demais que foram anotadas por seus colegas. O seu professor pode te ajudar nesse processo.
A seguir, temos um exemplo de uma nuvem de palavras realizada por meio do site mentimeter:
Exemplo de nuvem de palavras
Fonte: https://variandoaluinguisticacomlua.blogspot.com/. Acesso em: 30 de out. de 2023.
Atividades para turmas do 9º ano
Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).
Tempo previsto: 3 aulas de 50 minutos.
Objetivos específicos:
- Discutir a abrangência e a diversidade da Língua Portuguesa.
- Refletir a respeito das multifaces das misturas linguísticas.
Chegou a vez de assistirmos a um documentário muito interessante a respeito da Língua Portuguesa.
Atividade 1: Documentário – Língua: vidas em português
Vamos assistir ao documentário Língua: vidas em português, o diretor dessa obra é Victor Lopes e foi produzido em parceria entre Brasil e Portugal, filmado em seis países (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, França e Japão). O vídeo mostra depoimentos de escritores, como José Saramago, Mia Couto e João Ubaldo Ribeiro, com relatos de pessoas comuns, para promover uma reflexão a respeito da Língua Portuguesa. Assista e anote as informações principais do documentário.
Com uma duração de 90 minutos, proporciona uma imersão nas diversas histórias da Língua Portuguesa e em sua influência nas culturas variadas ao redor do mundo. Na obra, nossa língua é retratada principalmente através das vivências cotidianas de personagens tanto famosos quanto desconhecidos, provenientes dos quatro continentes. Em cada uma dessas experiências, a Língua Portuguesa é reinventada inúmeras vezes e enriquecida por meio da interação com colonizadores, imigrantes e seus descendentes.
Vídeo 1: Língua: vidas em português.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JBmLzbjmhhg> Acesso em: 31 de out. de 2023.
Logo a seguir, temos o QR code de acesso ao documentário apresentado acima.
Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 31 de out. de 2024.
Sinopse do filme:
Todo dia duzentos milhões de pessoas levam suas vidas em português. fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. O tempo todo, a Língua Portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Línguas misturadas, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos, e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não caberia.
Atividade 2: Para refletir e responder
1) Considerando que o filme aborda a questão da variação linguística nos países que têm a Língua Portuguesa como oficial, nos permitindo conhecer realidades culturais bastante distintas e nos alertando em relação preconceito linguístico. Esse tipo de preconceito se manifesta de várias maneiras, desde a discriminação de determinado modo de falar ou até a desvalorização de falantes integrantes de determinados grupos sociais. Você já viveu ou observou alguma situação de preconceito relacionado ao modo de falar? Comente a esse respeito. O que você pensa a respeito desse tipo de discriminação?
2) Comente a frase dita por José Saramago no filme: “Não há uma Língua Portuguesa. Há línguas em português”.
3) Apesar de ser um idioma falado por cerca de duzentos milhões de pessoas, o português é uma língua sem tanto prestígio pelo mundo. Como você analisa a relação da língua com nosso fator econômico?
4) Cite três exemplos de variações linguística que você observou no filme.
Atividade 3: Deixe seu comentário
O canal Curtaedu (https://curtaedu.org.br/) é uma plataforma de vídeos que engloba educação e entretenimento. Por meio dele, temos acesso a conteúdo especialmente selecionado por professores de diversas áreas do conhecimento e você pode conhecer obras incríveis a respeito de nossa língua e diversos outros campos do saber.
Print da imagem inicial do filme Língua: vidas em português no canal Curtaedu.
Fonte: <https://curtaedu.org.br/>. Acesso em: 03 de jan. de 2024
Por meio de um cadastro bem simples você pode deixar o seu comentário a respeito das descobertas que você fez no filme Língua: vidas em português. Veja como é feito o cadastro observando a figura que está abaixo.
Print da imagem inicial do cadastro no canal Curtaedu
Fonte: <https://curtaedu.org.br/>. Acesso em: 03 de jan. de 2024.
Após o seu cadastramento, é só acessar a aba comentário e deixar o seu recado. Após aprovação, seu texto poderá ser enviado diretamente autor do filme e também para a plataforma Curtaedu, conforme nos mostra a figura a seguir:
Print do espaço para comentários no canal Curtaedu
Fonte: <https://curtaedu.org.br/>. Acesso em: 03 de jan. de 2024
Que mensagem você irá enviar ao autor do filme para comentar o aprendizado que você obteve com a obra: Língua: vidas em português?