A seguir temos um quadro que apresenta o tema 2. Inicialmente expomos o objetivo geral desse grupo de atividades, e o tempo total estimado, se procedermos à somatória de todas as atividades. De igual modo, evidenciamos as práticas de linguagem conforme BNCC (Brasil, 2018) e seus códigos.
Principais especificações Tema 2
Tema 2: O tempo e a variação |
Objetivo geral: Promover o (re)conhecimento da variação linguística no correr do tempo. |
Tempo estimado total do tema: 5 aulas de 50 minutos. |
Práticas de linguagem divididas por eixos de ensino/aprendizagem de acordo com a BNCC (Brasil, 2018) e suas respectivas habilidades.
Oralidade: (EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social. (EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma. (EF69LP15) Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos. |
Leitura/escuta:
(EF69LP01) Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso. EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação. |
Produção:
(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta. |
Análise linguística
(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada. |
Observamos que no quadro acima temos a exposição das principais especificidades do grupo de atividades do tema 2: O tempo e a variação (variação diacrônica). Nesse quadro, colocamos em destaque os códigos da BNCC em relação às práticas de linguagem e habilidades a que se referem.
Logo abaixo, iremos apresentar as atividades desse tema seguindo a sequência de turmas às quais são destinadas.
Apresentação das atividades para o 6º ano do tema 2
As atividades concernentes ao 6º ano introduzem conhecimentos relacionados à variação diacrônica, exibindo a imagem de um cartaz da década de 30, a fim de contrastar os elementos que apresenta com os usos atuais da linguagem, demonstrando que a língua varia no correr do tempo. Materiais dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Tempo previsto: 50 minutos. Objetivos específicos: · Oportunizar o (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística que acontece no correr do tempo. · Promover uma reflexão a respeito da dinamicidade da língua.
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Atividades para turmas do 6º ano
Atividade 1: Um cartaz de 1930
Veja a imagem a seguir, trata-se de uma propaganda de 1930 a respeito de um produto de limpeza para metais. Confira na figura a seguir:
QR code de acesso ao cartaz de propaganda de 1930
Fonte:<https://www.propagandashistoricas.com.br/2019/02/limpa-metais-coracao.html>. Acesso em: 09 de jan. de 2024.
1) Observe o cartaz, a sua estrutura, os desenhos, as cores e o texto. Um cartaz assim chamaria atenção nos dias de hoje? O que você acha da linguagem emprega nele?
2) Identifique e destaque as palavras do cartaz que estão escritas de uma forma diferente dos padrões atuais.
3) Você já teve acesso a algum documento antigo que apresente palavras ou expressões que sofreram mudanças com o passar do tempo? Que documento foi esse? Você pode encontrar amostras interessantes desse tipo de texto nos links a seguir:
https://sites.google.com/site/hlpufrj/textos-antigos
https://sites.google.com/site/hlpufrj/textos-antigos
https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/mlp/o-museu/
Destaque para o professor |
Separe imagens de alguns textos antigos relevantes para que os alunos possam visualizar em um dispositivo eletrônico (telefone celular, tablet, notebook, televisão, data show ou outro equipamento). Aponte algumas diferenças que contenham em relação aos dias atuais. Nos sites indicados acima, você pode encontrar amostras interessantes desses tipos textos. |
Atividade 2: Destacando palavras
Você notou algumas palavras que eram escritas de forma diferente à época do cartaz, escreva essas palavras e ao lado delas escreva a grafia atual.
As palavras que analisamos no cartaz de 1930 representam a variação histórica (ou diacrônica) de nossa língua. Esse tipo de variação tem a ver com as mudanças que uma língua sofre ao longo do tempo. Como exemplo, podemos apontar as expressões que deixaram cair em desuso, seja porque novas surgiram ou porque elas se transformaram com a ação do tempo. A seguir você tem alguns exemplos desse tipo de variação linguística.
Exemplo 1: resumo da transformação do pronome de tratamento vossa mercê no correr do tempo: vossa mercê – vossemecê – vosmecê – vancê – você.
Exemplo 2: com a primeira Reforma Ortográfica do Brasil em 1943 tivemos alterações como:
- th (substituído por t): orthographia= ortografia
- ph (substituído por f): phosphoro = fósforo
- z (s com som de z entre duas vogais): Brazil = Brasil
Atividades para turmas do 7º ano:
Apresentação das atividades para o 7º ano do tema 2
Para o 7º ano preparamos atividades iniciadas com parte de um texto clássico de nossa literatura (Antigamente de Carlos Drumond de Andrade). Por meio desse fragmento vamos evidenciar a mudança que a língua sofre com o tempo. São propostas atividades de pesquisa para que o aluno, por meio da internet, possa consulta a outros textos antigos em nossa língua. Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Acesso a dicionários via internet ou dicionários impressos. Tempo previsto: 50 minutos. Objetivos específicos: · Oportunizar o (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística que acontece no correr do tempo. · Promover uma reflexão a respeito da heterogeneidade linguística, percebendo sua riqueza e valorizando-a como reflexo da identidade de seus falantes. |
Atividade 1: Um trecho do texto Antigamente de Carlos Drummond de Andrade
Leia um fragmento do texto Antigamente, de Carlos Drummond de Andrade:
Antigamente
Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio.
Faça a leitura do texto e tente compreender sua mensagem. Faça uma nova leitura e destaque as palavras que você não conheça.
Com o decurso do tempo, algumas palavras podem cair em desuso, ou seja, passam a ser pouco usadas, por isso, podemos encontrar alguma dificuldade em compreender alguns textos mais antigos. Isso é um processo natural e faz parte da variação histórica ou diacrônica de nossa língua.
Pesquise o significado das palavras que não conheça. Essa pesquisa pode ser feita na internet, por meio do celular ou computar, caso não seja possível, você pode pesquisar em dicionários impressos.
Em relação ao fragmento do texto Antigamente, escreva a seguir as palavras ou expressões que você não conheça e seus significados.
Atividade 2: Um novo olhar
Agora que você já conhece o significado das palavras e expressões que são pouco conhecidas em nossa época, faça uma nova leitura do texto e escreva a seguir o assunto principal que ele nos traz.
Para pensar: o texto retrata uma visão patriarcal (relação de poder que evidencia o domínio dos homens sobre as mulheres) na qual a mulher é relegada a papéis secundários, submissos e limitados às expectativas masculinas, sem espaço para individualidade ou autonomia. Contrastando a essa visão, qual o papel da mulher na sociedade de hoje? Será que difere muito do que foi representado no texto?
Atividade 3: Desafio final
Nos endereços eletrônicos abaixo você pode acessar diversos textos clássicos de nossa literatura, com autores renomados e temáticas diversificadas. Esses textos apresentam palavras ou expressões que já estão em desuso e temos até que procurar seus significados para compreendermos melhor a mensagem. Dentre as centenas de textos disponíveis, você irá escolher apenas um e destacar nele as palavras que você desconhece. Por que você escolheu esse texto? O que mais te chamou atenção nele? A presença de expressões mais antigas dificultaram o entendimento? Você precisou pesquisar o significado de alguma expressão?
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
https://www.culturagenial.com/maiores-poemas-literatura-brasileira/
https://www.portugues.com.br/literatura/dez-poemas-amor-literatura-brasileira.html
Atividades para turmas do 8º ano
Apresentação das atividades para o 8º ano do tema 2
Em relação às atividades preparadas para o 8º ano, apresentamos um texto do início do século XIX, a ser confrontado com a escrita atual no português do Brasil. Também apresentamos algumas regras para transcrição de documentos conforme Mattos e Silva (2001) e promovemos discussões relacionadas à variação diacrônica. Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Folhas de papel A 4. Tempo previsto: 50 minutos. Objetivos específicos: · Oportunizar o (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística que acontece no correr do tempo. · Promover uma reflexão sobre a heterogeneidade linguística, percebendo sua riqueza e valorizando-a como reflexo da identidade de seus falantes. |
Atividade 1: Texto de Joaquim Mariano da Costa Amaral Gurgel (com data provável de 1801)
Vamos apresentar para você um texto do início do século XIX. Trata-se de uma carta escrita por Joaquim Mariano da Costa Amaral Gurgel, padre da Aldeia da Ajuda em São Paulo (atualmente é a cidade e Itaquaquecetuba). Essa carta é endereçada a Antônio Manoel de Melo Castro e Mendoça, um administrador colonial português e governador da capitania de São Paulo de 1797 a 1802.
É importante saber que existem regras para a transcrição de textos antigos baseadas nas normas para transcrição de documentos manuscritos para a História do Português do Brasil (Mattos e Silva 2001). Os princípios para esta carta são as seguintes:
- os vocábulos escritos juntos ou com partes separadas não foram modificados, exemplo: arespeito, as gumas;
- as partes deterioradas do documento original com leitura impossível foram indicadas por [corroído] ou [rasurado];
- as marcas de nasalização foram reproduzidas como no manuscrito: naõ, Joaõ;
- a letra C escrita em maiúscula foi mantida, respeitando o original: aCarta, Com CeiCam.
Observamos que a escrita do início do século XIX apresenta muitas diferenças em relação ao que é realizado na atualidade, no entanto, de forma geral, conseguimos compreender a mensagem da carta.
O texto está disponível em: <http://www.estacaodaluz.org.br> Acesso em 15 de jun. de 2023.
Illustrissimo Excelentissimo Senhor Antonio Manoel de Melo Castro e Mendoça
Satisfazendo aCarta que por Ordem de Vossa Excelenca escreveome o Sargento-mor ajudante de Ordens, Joaquim Joze Pinto de Morais Leme, respondo que nos subúrbios desta Aldeia Circunstanciado com as gumas qualidades eactividade para Director dos Indios pareceme suficiente Salvador Pereira de Pontes, do destricto da Com CeiCam dos Guarulhos. [espaço] Quanto ao requerimento dos Indios he verdadeiro naparte que dis ser oactual Capitam Mor Joaõ de Lima, tibio frouxo, einneto para governar, pois alem dele ver estes defeitos gerais nos Indios do Brazil, creio que nele reina mais a priguica, arespeito dos dois nomeados no re querimento para Capitains Mores o Filis daCunha ja eser ceo odito posto e teve baixa infame por intrigante, boba do [corroído], emais vicios abominaveis, o Joaquim Correa he o Soldado mencionado neste requerimento que deo pancadas no actual Capitam Mor, naõ he dos peiores Indios desta Aldeia, he rapas agil, so oaxo algum tanto propenso aenbriages, defeito geral dos Indios. [espaço] He quanto poso informar aVossa Excelenca.
Nossa Senhora da Ajuda 9 de Março de1801.
Faça uma exploração inicial do texto, observando sua estrutura, grafia das palavras utilizadas e acentuação. Faça a leitura do texto. Qual o assunto principal do texto?
Atividade 02: Palavras em destaque.
Na tabela a seguir, listamos algumas palavras que sofreram mudança no correr do tempo e foram retiradas do texto acima. Esse processo é comum em todas as línguas e representa a variação histórica da língua ou variação diacrônica.
Observe as palavras ou expressões em destaque e escreva sua grafia atual.
Palavra ou expressão do texto | Grafia atual |
Escreveome | |
As gumas | |
Eactividade | |
Com CeiCam | |
Sooaxo | |
Excelenca | |
Destricto | |
Eser ceo odito | |
Não eh dos peiores | |
Dis ser oactual |
Destaque para o professor |
Relembre com os alunos que a variação que a língua sofre com o passar do tempo também é chamada de diacrônica e ela acontece porque a língua não é estática e sofre mudanças ao longo dos anos. É normal algumas palavras deixarem de existir depois de muitos anos e outras novas passarem a fazer parte do léxico. Um ótimo exemplo é o pronome de tratamento você, cuja forma original era vossa mercê. Ao longo dos anos e das adaptações essa forma mudou para a que usamos hoje: você. Será que com o passar do tempo haverá a redução para cê? Só o tempo dirá. |
Atividades para turmas do 9º ano
Apresentação das atividades para o 9º ano do tema 2
No que diz respeito ao 9º, temos atividades que apresentam como base um música de Bezerra da Silva que foi escrita em 2002. Nesse contexto, é possível perceber que mesmo em um curto espaço de tempo, temos palavras e expressões que vão deixando de serem utilizadas, sendo substituídas por outras com mesmo significado, demonstrando as transformações que uso da língua com o passar do tempo. Ao final propomos uma pesquisa em alguns site que podem nos ajudar a compreender melhor algumas expressões apresentadas na letra da música. Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos. Objetivos específicos: · oportunizar a percepção do estilo linguístico menos monitorado usado em algumas canções. · Oportunizar o (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística que acontece no correr do tempo.
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Atividade 1: Música: A gíria é cultura do povo de Bezerra da Silva
Assista ao vídeo da música e depois faça a leitura da letra dessa canção.
Música: A gíria é a cultura do povo
De: Bezerra da Silva.
(Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xPy_3G9_9Nw> Acesso em 25 de jun. de 2023.
Toda hora tem gíria,
No asfalto e no morro.
Porque ela é,
A cultura do povo
Pisou na bola,
Conversa fiada malandragem.
Mala sem alça é o couro,
Tá de sacanagem.
Tá trincado é aquilo,
Se toca vacilão.
Tá de bom tamanho,
Otário fanfarrão.
Tremeu na base,
Coisa ruim não é mole não.
Tá boiando de marola,
É o terror alemão.
Responsa catuca,
É o bonde, é cerol.
Tô na bola,
Corujão vão fechar seu paletó.
Toda hora tem gíria,
No asfalto e no morro.
Porque ela é,
A cultura do povo.
Se liga no papo maluco,
E o terror!
Bota fé compadre,
Tá limpo!
Demorou!
Sai voado,
Senti firmeza!
Tá tranquilo.
Parei contigo!
Contexto baranga,
É aquilo.
Tá ligado na fita!
Tá sarado,
Deu bote,
Deu mole,
Qual é?
Vacilou!
Tô na área,
Tá de bofe?
Tá bolado?
Babou a parada,
Toda hora tem gíria,
No asfalto e no morro.
Porque ela é,
A cultura do povo.
Sangue bom,
Tem conceito malandro.
E o cara ai!
Vê se me erra,
Boca de siri.
Pagou mico,
Fala sério.
Tô te filmando!
É ruim ein,
O bixo ta pegando.
Não tem caô!
Papo reto,
Tá pegado.
Tá no rango mané,
Tá lombrado.
Caloteiro,
Carne de pescoço,
Vagabal!
Tô legal de você 171,
Cara de pau!
É muito interessante como a nossa língua pode variar com o tempo. Esse tipo de variação recebe o nome de variação diacrônica ou histórica e podemos percebê-la na letra da música. Essa canção foi gravada em 2002 pelo artista Bezerra da Silva, um compositor e cantor, que, por meio do samba, cantou os problemas sociais das favelas e da população marginalizada. Perceba que a música não é tão antiga. Ainda assim, podemos encontrar muitas palavras e expressões que já estão caindo em desuso, ou seja, estão deixando de ser usadas e estão sendo substituídas por outras mais comuns em nossa época.
O desuso de palavras e expressões ocorre por diversos motivos, dentre eles podemos destacar: a evolução da sociedade, mudanças culturais, avanços tecnológicos e influências externas, levando ao surgimento de novos termos e a diminuição do uso dos antigos. Isso nos mostra que a língua está em constante atualização e renovação: palavras e significados obsoletos caem em desuso e há a aquisição de novos termos e novas significações (os neologismos – palavras novas). Essa renovação mantém o caráter dinâmico da língua. Você já ouviu seus pais, avós ou pessoas mais velhas fazendo uso de palavras ou expressões mais antigas? Cite algumas dessas experiências.
Destaque para o professor |
Os alunos devem ser motivados a comentar a respeito da música, percebendo as gírias e expressões que ela apresenta, explorando seus significados conforme o contexto. É fundamental incentivá-los à expressar suas ideias a respeito da linguagem utilizada na música. Destaque com os alunos que a variação linguística que ocorre com o tempo também pode ser evidenciada nas expressões populares, dê exemplos retirados da letra da música e das vivências dos alunos em sala de aula. Aguarde os comentários dos alunos e cite exemplos que também façam parte de sua vivência enquanto docente.
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Atividade 2: Hora da pesquisa.
Você deve ter observado que algumas frases estão em destaque no texto da letra da música. Para finalizarmos você vai pesquisar e descobrir os seus significados. Você pode fazer pesquisas na internet ou conversar com pessoas mais velhas para isso. Sugerimos os seguintes sites, nos quais podem ser realizadas as pesquisas:
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/girias_antigas.php
https://www.dicionariopopular.com/girias-antigas-de-cada-decada/
https://escolaeducacao.com.br/girias-antigas-de-cada-decada-e-seus-significados/
https://observalinguaportuguesa.org/50-palavras-antigas-que-desapareceram-da-lingua-portuguesa/
Frases destacadas no texto:
Tá boiando de marola /É o terror alemão /Responsa catuca
É o bonde, é cerol /Tô na bola /Tá de bofe? /Tá lombrado