Tema 2: O Tempo e a variação ( variação diacrônica)

Atividades para turmas do 6º ano

Materiais dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Oportunizar o (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística que acontece no correr do tempo.
  • Promover uma reflexão a respeito da dinamicidade da língua.

 

Atividade 1: Um cartaz de 1930

Veja a imagem a seguir, trata-se de uma propaganda de 1930 a respeito de um produto de limpeza para metais. Confira na figura abaixo:

Cartaz de propaganda histórica

Fonte:<https://www.propagandashistoricas.com.br/2019/02/limpa-metais-coracao.html>. Acesso em: 09 de jan. de 2024.

A seguir temos o QR code da imagem mencionada logo acima.

Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 9 de jan. de 2024

 

1) Observe o cartaz, a sua estrutura, os desenhos, as cores e o texto. Um cartaz assim chamaria atenção nos dias de hoje? O que você acha da linguagem emprega nele?

 

2) Identifique e destaque as palavras do cartaz que estão escritas de uma forma diferente dos padrões atuais.

 

3) Você já teve acesso a algum documento antigo que apresente palavras ou expressões que sofreram mudanças com o passar do tempo? Que documento foi esse?  Você pode encontrar amostras interessantes desse tipo de texto nos links a seguir:

https://sites.google.com/site/hlpufrj/textos-antigos

https://sites.google.com/site/hlpufrj/textos-antigos

https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/mlp/o-museu/

 

Atividade 2: Destacando palavras

Você notou algumas palavras que eram escritas de forma diferente à época do cartaz, escreva essas palavras e ao lado delas escreva a grafia atual.

As palavras que analisamos no cartaz de 1930 representam a variação histórica (ou diacrônica) de nossa língua. Esse tipo de variação tem a ver com as mudanças que uma língua sofre ao longo do tempo. Como exemplo, podemos apontar as expressões que deixaram cair em desuso, seja porque novas surgiram ou porque elas se transformaram com a ação do tempo. A seguir você tem alguns exemplos desse tipo de variação linguística.

Exemplo 1: resumo da transformação do pronome de tratamento vossa mercê no correr do tempo: vossa mercê – vossemecê – vosmecê – vancê – você.

Exemplo 2: com a primeira Reforma Ortográfica do Brasil em 1943 tivemos alterações como:

  • th (substituído por t): orthographia= ortografia
  • ph (substituído por f): phosphoro = fósforo
  • z (s com som de z entre duas vogais): Brazil = Brasil

 

Atividades para turmas do 7º ano:

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão). Acesso a dicionários via internet ou dicionários impressos.

Tempo previsto: 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Oportunizar o (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística que acontece no correr do tempo.
  • Promover uma reflexão a respeito da heterogeneidade linguística, percebendo sua riqueza e valorizando-a como reflexo da identidade de seus falantes.

 

Atividade 1: Um trecho do texto Antigamente de Carlos Drummond de Andrade

Leia um fragmento do texto Antigamente, de Carlos Drummond de Andrade:

Antigamente

Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio.

 

Faça a leitura do texto e tente compreender sua mensagem. Faça uma nova leitura e destaque as palavras que você não conheça.

Com o decurso do tempo, algumas palavras podem cair em desuso, ou seja, passam a ser pouco usadas, por isso, podemos encontrar alguma dificuldade em compreender alguns textos mais antigos. Isso é um processo natural e faz parte da variação histórica ou diacrônica de nossa língua.          

Pesquise o significado das palavras que não conheça. Essa pesquisa pode ser feita na internet, por meio do celular ou computar, caso não seja possível, você pode pesquisar em dicionários impressos.

Em relação ao fragmento do texto Antigamente, escreva a seguir as palavras ou expressões que você não conheça e seus significados.

 

Atividade 2: Um novo olhar

 Agora que você já conhece o significado das palavras e expressões que são pouco conhecidas em nossa época, faça uma nova leitura do texto e escreva a seguir o assunto principal que ele nos traz.

 

Para pensar: o texto retrata uma visão patriarcal (relação de poder que evidencia o domínio dos homens sobre as mulheres) na qual a mulher é relegada a papéis secundários, submissos e limitados às expectativas masculinas, sem espaço para individualidade ou autonomia. Contrastando a essa visão, qual o papel da mulher na sociedade de hoje? Será que difere muito do que foi representado no texto?

 

Atividade 3: Desafio final

Nos endereços eletrônicos abaixo você pode acessar diversos textos clássicos de nossa literatura, com autores renomados e temáticas diversificadas. Esses textos apresentam palavras ou expressões que já estão em desuso e temos até que procurar seus significados para compreendermos melhor a mensagem. Dentre as centenas de textos disponíveis, você irá escolher apenas um e destacar nele as palavras que você desconhece. Por que você escolheu esse texto? O que mais te chamou atenção nele? A presença de expressões mais antigas dificultaram  o entendimento? Você precisou pesquisar o significado de alguma expressão?

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

https://www.culturagenial.com/maiores-poemas-literatura-brasileira/

https://www.portugues.com.br/literatura/dez-poemas-amor-literatura-brasileira.html

 

Atividades para turmas do 8º ano

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Oportunizar o (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística que acontece no correr do tempo.
  • Promover uma reflexão sobre a heterogeneidade linguística, percebendo sua riqueza e valorizando-a como reflexo da identidade de seus falantes.

 

 

Atividade 1: Texto de Joaquim Mariano da Costa Amaral Gurgel (com data provável de 1801)

 Vamos apresentar para você um texto do início do século XIX. Trata-se de uma carta escrita por Joaquim Mariano da Costa Amaral Gurgel, padre da Aldeia da Ajuda em São Paulo (atualmente é a cidade e Itaquaquecetuba). Essa carta é endereçada a Antônio Manoel de Melo Castro e Mendoça, um administrador colonial português e governador da capitania de São Paulo de 1797 a 1802.

É importante saber que existem regras para a transcrição de textos antigos baseadas nas normas para transcrição de documentos manuscritos para a História do Português do Brasil (Mattos e Silva 2001). Os princípios para esta carta são as seguintes:

  1. os vocábulos escritos juntos ou com partes separadas não foram modificados, exemplo: arespeito, as gumas;
  2. as partes deterioradas do documento original com leitura impossível foram indicadas por [corroído] ou [rasurado];
  3. as marcas de nasalização foram reproduzidas como no manuscrito: naõ, Joaõ;
  4. a letra C escrita em maiúscula foi mantida, respeitando o original: aCarta, Com CeiCam.

 

Observamos que a escrita do início do século XIX apresenta muitas diferenças em relação ao que é realizado na atualidade, no entanto, de forma geral, conseguimos compreender a mensagem da carta.

 O texto está disponível em: <http://www.estacaodaluz.org.br>  Acesso em 15 de  jun. de 2023.

 

Illustrissimo Excelentissimo Senhor Antonio Manoel de Melo Castro e Mendoça

 

Satisfazendo aCarta que por Ordem de Vossa Excelenca escreveome o Sargento-mor ajudante de Ordens, Joaquim Joze Pinto de Morais Leme, respondo que nos subúrbios desta Aldeia Circunstanciado com as gumas qualidades eactividade para Director dos Indios pareceme suficiente Salvador Pereira de Pontes, do destricto da Com CeiCam dos Guarulhos. [espaço] Quanto ao requerimento dos Indios he verdadeiro naparte que dis ser oactual Capitam Mor Joaõ  de Lima, tibio frouxo, einneto para governar, pois alem dele ver estes defeitos gerais nos Indios do Brazil, creio que  nele reina mais a priguica, arespeito dos dois nomeados no re  querimento para Capitains Mores o Filis daCunha ja eser  ceo odito posto e teve baixa infame por intrigante, boba  do [corroído], emais vicios abominaveis, o Joaquim Correa he o Soldado mencionado neste requerimento que deo pancadas no actual Capitam  Mor, naõ he dos peiores Indios desta Aldeia, he rapas  agil, so oaxo algum tanto propenso aenbriages, defeito  geral dos Indios. [espaço] He quanto poso informar aVossa Excelenca.

Nossa Senhora da Ajuda 9 de Março de1801.

 

Faça uma exploração inicial do texto, observando sua estrutura, grafia das palavras utilizadas e acentuação. Faça a leitura do texto. Qual o assunto principal do texto?

 

Atividade 02: Palavras em destaque.

Na tabela a seguir, listamos algumas palavras que sofreram mudança no correr do tempo e foram retiradas do texto acima. Esse processo é comum em todas as línguas e representa a variação histórica da língua ou variação diacrônica.

Observe as palavras ou expressões em destaque e escreva sua grafia atual.

Palavra ou expressão do texto Grafia atual
Escreveome
As gumas
Eactividade
Com CeiCam
Sooaxo
Excelenca
Destricto
Eser ceo  odito
Não eh dos peiores
Dis ser oactual

 

Atividades para turmas do 9º ano

 Materiais: dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • oportunizar a percepção do estilo linguístico menos monitorado usado em algumas canções.
  • Oportunizar o (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística que acontece no correr do tempo.

 

Atividade 1: Música: A gíria é cultura do povo de Bezerra da Silva

Assista ao vídeo da música e depois faça a leitura da letra dessa canção.

Música: A gíria é a cultura do povo

De: Bezerra da Silva.

(Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xPy_3G9_9Nw> Acesso em 25 de jun. de 2023.

Toda hora tem gíria,

No asfalto e no morro.
Porque ela é,
A cultura do povo

Pisou na bola,
Conversa fiada malandragem.
Mala sem alça é o couro,
Tá de sacanagem.

Tá trincado é aquilo,
Se toca vacilão.
Tá de bom tamanho,
Otário fanfarrão.

Tremeu na base,
Coisa ruim não é mole não.
Tá boiando de marola,
É o terror alemão.

Responsa catuca,
É o bonde, é cerol.
Tô na bola,

Corujão vão fechar seu paletó.

Toda hora tem gíria,
No asfalto e no morro.
Porque ela é,
A cultura do povo.

Se liga no papo maluco,
E o terror!
Bota fé compadre,
Tá limpo!
Demorou!

Sai voado,
Senti firmeza!
Tá tranquilo.

Parei contigo!
Contexto baranga,
É aquilo.

Tá ligado na fita!
Tá sarado,
Deu bote,
Deu mole,
Qual é?
Vacilou!
Tô na área,
Tá de bofe?
Tá bolado?
Babou a parada,
Toda hora tem gíria,
No asfalto e no morro.
Porque ela é,
A cultura do povo.

Sangue bom,
Tem conceito malandro.
E o cara ai!
Vê se me erra,
Boca de siri.

Pagou mico,
Fala sério.
Tô te filmando!
É ruim ein,
O bixo ta pegando.

Não tem caô!
Papo reto,
Tá pegado.
Tá no rango mané,
Tá lombrado.

Caloteiro,
Carne de pescoço,
Vagabal!
Tô legal de você 171,
Cara de pau!

É muito interessante como a nossa língua pode variar com o tempo. Esse tipo de variação recebe o nome de variação diacrônica ou histórica e podemos percebê-la na letra da música. Essa canção foi gravada em 2002 pelo artista Bezerra da Silva, um compositor e cantor, que, por meio do samba, cantou os problemas sociais das favelas e da população marginalizada. Perceba que a música não é tão antiga. Ainda assim, podemos encontrar muitas palavras e expressões que já estão caindo em desuso, ou seja, estão deixando de ser usadas e estão sendo substituídas por outras mais comuns em nossa época.

O desuso de palavras e expressões ocorre por diversos motivos, dentre eles podemos destacar: a evolução da sociedade, mudanças culturais, avanços tecnológicos e influências externas, levando ao surgimento de novos termos e a diminuição do uso dos antigos. Isso nos mostra que a língua está em constante atualização e renovação: palavras e significados obsoletos caem em desuso e há a aquisição de novos termos e novas significações (os neologismos – palavras novas). Essa renovação mantém o caráter dinâmico da língua. Você já ouviu seus pais, avós ou pessoas mais velhas fazendo uso de palavras ou expressões mais antigas? Cite algumas dessas experiências.

 

Atividade 2: Hora da pesquisa.

Você deve ter observado que algumas frases estão em destaque no texto da letra da música. Para finalizarmos você vai pesquisar e descobrir os seus significados. Você pode fazer pesquisas na internet ou conversar com pessoas mais velhas para isso. Sugerimos os seguintes sites, nos quais podem ser realizadas as pesquisas:

https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/girias_antigas.php

https://www.dicionariopopular.com/girias-antigas-de-cada-decada/

https://escolaeducacao.com.br/girias-antigas-de-cada-decada-e-seus-significados/

https://observalinguaportuguesa.org/50-palavras-antigas-que-desapareceram-da-lingua-portuguesa/

Frases destacadas no texto:

Tá boiando de marola      / É o terror alemão      /Responsa catuca             / É o bonde, é cerol
Tô na bola                          / Tá de bofe?                 /Tá lombrado

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