Tema 3: Nosso vasto país e a variação (variação diatópica)

 Atividades para turmas do 6º ano

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Viabilizar o conhecimento do fenômeno da variação regional ou geográfica da língua.
  • Promover uma reflexão a respeito da riqueza cultural e linguística de algumas regiões do nosso país.

 

Atividade 1: Tirinha de Armandinho

Veja a seguir uma tirinha de Armandinho e observe a linguagem das crianças.

Na trilha da variação -Tirinha Armandinho

Fonte:<https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/163269348904/tirinha-original>  Acesso em 23 de jun. de 2023

QR code de acesso à tirinha da etapa 1 da atividade 3

Nessa tirinha encontramos nomes diferentes para um único elemento que é a mandioca. Essas palavras representam a variação regional ou geográfica de nossa língua, também conhecida como variação diatópica. Esse tipo de variação denota a forma de falar de determinada localidade ou grupo de pessoas dentro de uma mesma região. A seguir temos alguns exemplos de regionalismos:

  • mandioca (Minas Gerais, São Paulo, no Norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste), macaxeira (principalmente no Nordeste) e aipim (mais utilizado por cariocas e capixabas);
  • mexerica e tangerina (região Nordeste e Sudeste) e bergamota (pincipalmente na região Sul);
  • abóbora (região Sudeste) e jerimum (região Nordeste).

 

As informações a respeito dessas palavras foram pesquisadas no Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALIB) que você encontra no seguinte endereço eletrônico: <https://alib.ufba.br/atlas-nacionais> Acesso em 25 de jan. de 2024. Esse site apresenta um atlas geral do Brasil no que diz respeito à Língua Portuguesa.

Você conhece algumas palavras que sejam próprias de uma região diferente da que você está hoje? Cite alguns exemplos. Pesquise no Projeto ALIB (<https://alibweb.ufba.br/>) ao menos duas palavras que representem a variação regional de nossa língua.

 

Atividade 2: Para refletir e responder

1) Escreva com suas palavras o que vem a ser a variação regional de nossa língua.

 

2) Você já havia percebido a variação regional ou geográfica de nossa língua? Cite alguns exemplos.

 

Atividades para turmas do 7º ano

 Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Oportunizar o (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística que ocorre em diversas regiões de nosso país.
  • Promover uma reflexão a respeito da diversidade linguística de diversas regiões.
  • Promover o combate ao preconceito linguístico.

 

Atividade 1: Reportagem: Sotaques do Brasil

Assista ao vídeo a seguir e descubra muitos sotaques da nossa terra.

Reportagem do Jornal Hoje a respeito de sotaques do Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Riesu0ByqWQ&list=PLWMdKxtNnJYhLGZs_fMNeePziIa4kOWdB>. Acesso em 05 de jul. de 2023.

 

A seguir temos o QR code de acesso à reportagem Sotaque do Brasil que foi mencionada logo acima.

Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 19 de ago. de 2023.

Nesse vídeo, podemos percebemos a riqueza de nossa língua, pois há tantas formas de se dizer a mesma coisa. E todas essas expressividades são igualmente válidas e têm seu papel em nossa sociedade. Nosso país possui uma vasta extensão, faz fronteira com diversos países, cada região recebeu maior ou menor influência de outras línguas e culturas, temos hábitos e costumes próprios que influenciam diretamente cada falante. Todos esses fatores resultam na variação geográfica ou regional de nossa língua. Essa variação também é conhecida como diatópica e representam nossa própria identidade cultural.

 

Atividade 2: Hora da resposta

1) Após ter assistido ao vídeo e pensado a respeito dele, destaque as palavras, expressões ou frases que você achou mais interessantes. Discuta com seu professor e demais colegas a esse respeito.

 

2) Você já ouviu alguém falando com um sotaque diferente daquele que está presente na região que você mora? Como foi essa experiência?

 

Atividade 3: Explorando o site Localingual

 Você pode conhecer vários sotaques do nosso país ouvindo gravações de falantes locais. O site Localingual (https://www.localingual.com/) é uma plataforma colaborativa na qual você pode ouvir e também deixar sua mensagem em sua língua (e sotaque).

Acesse o site e encontre o mapa do Brasil, nele você pode acessar a região e a cidade que você tem interesse em conhecer o modo de falar. Ouça diversos falares do nosso país e até do português falado em outros países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. Veja a seguir a imagem inicial do site Localingual na figura a seguir:

Print da imagem inicial do site Localingual

Fonte: < https://www.localingual.com/ >  Acesso em: 22 de jan. 2024.

Visite ao menos três regiões diferentes do nosso país que sejam diferentes da que você está, ouça algumas gravações.

O que você achou da experiência de conhecer diferentes falares por meio das vozes de tantas pessoas espalhadas em nosso país? Isso demonstra a diversidade linguística presente em todas as línguas. O que mais te chamou a atenção em cada uma das regiões que você visitou?

 

Atividades para turmas do 8º ano

 Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Oportunizar o conhecimento do fenômeno da variação linguística regional
  • Promover uma reflexão a respeito da heterogeneidade linguística, percebendo sua riqueza e valorizando-a como reflexo da identidade de seus falantes.
  • Iniciar discussões relacionadas ao combate ao preconceito linguístico.

 

Você conhece algum vlog?

Vlog é a abreviação da palavra videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos. Em vez de publicar textos e imagens, o vlogger (pessoa que produz o vlog) faz um vídeo a respeito do assunto que deseja.

A seguir você irá conhecer o vlog de Bráulio Bessa (poeta, cordelista, declamador e palestrante brasileiro, nascido no Ceará).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f1uzEAyVVtQ. Acesso em 05 de dez. de 2023.

A seguir você encontra o QR code de acesso ao vlog do Bráulio Bessa.

Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 05 de dez. de 2023.

 

Agora é a sua vez de conhecer o vlog do Paulinho (criança de 5 anos, carioca e que relata um passeio em uma praia).

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZSlNscaeFbw&t=111s>. Acesso em 05 de dez. de 2023.

 

Logo abaixo você encontra o QR code de acesso ao vlog do Paulinho.


Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 05 de dez. de  2023

 

Atividade 2: O que os vlogs nos revelam?

1) O que mais te chamou a atenção no vlog do Bráulio Bessa?

 

2)  Como o vlog do Bráulio Bessa retrata o falar peculiar do nordestino?

 

3) O que mais te chamou a atenção no vlog do Paulinho?

 

2)  Como o vlog do Paulinho retrata o falar peculiar do carioca?

 

Os falares apresentados nos vlogs nos mostram diferenças no modo de falar conforme a região da qual a pessoa é proveniente. Essa forma de variação linguística recebe o nome de variação regional ou diatópica. Cada região possui suas próprias características linguísticas, sendo influenciada por sua história, tradições e identidade cultural. Ao valorizarmos nossa diversidade linguística, estamos reconhecendo e preservando essas identidades culturais únicas.

 

Atividades para turmas do 9º ano

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Promover a valorização de culturas e falares regionais.
  • Discutir alguns fatores relacionados à língua que geram preconceito.

 

Atividade 1: A música Asa Branca

Você vai conhecer a música Asa branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. O tema da canção é a seca no nordeste brasileiro, que é tão intensa, capaz de fazer migrar até mesmo a ave asa branca (uma espécie de pombo).

Assista ao vídeo da música Asa branca e, logo em seguida, faça a leitura da letra.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zsFSHg2hxbc>. Acesso em 22 de fev. de 2024.

A seguir temos  o QR code de acesso ao vídeo da música Asa branca interpretada por Luiz Gonzaga.

Letra da música: Asa branca

de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

Quando oiei a terra ardendo!

Qual fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do céu, ai

Por que tamanha judiação?

Eu perguntei a Deus do céu, ai

Por que tamanha judiação?

Que braseiro, que fornaia

Nem um pé de prantação

Por falta d’água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

Por falta d’água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

Entonce eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

Entonce eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas léguas

Numa triste solidão

Espero a chuva cair de novo

Pra mim vortá pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo Pra mim vortá pro meu sertão

Quando o verde dos teus zóio

Se espaiá na prantação

Eu te asseguro, não chore não, viu

Que eu vortarei, viu, meu coração

Eu te asseguro, não chore não, viu

Que eu vortarei, viu, meu coração

 

Atividade 2: Para refletir e responder

1) A cultura nordestina é composta por diversos elementos. Vocês conhecem algum desses elementos (alimentos, costumes, danças, roupas típicas)? Exemplifique.

 

2) Em relação ao modo de uso da língua, você conhece alguma particularidade dessa região? Exemplifique. Destaque as palavras da letra da música que você fala de forma diferente e compare as duas formas. Discuta essas diferenças com seu professor e demais colegas da sala.

 

Atividade 3: Hora do debate

Sua turma deve ser dividida em dois grupos.  Cada agrupamento deverá responder a uma das perguntas a seguir.

1) A canção apresenta algumas características da região nordeste do nosso país. Você teve dificuldade para entender algum elemento que está presente na canção? Por que você acha que isso aconteceu? Identifique essas palavras na canção e pesquise seu significado. Você acredita que o falar do nordestino ainda gera preconceito nos dias de hoje?

 

2) A canção retrata a linguagem de um certo grupo social, qual é esse grupo? O que influencia a variedade falada por esse grupo? Você conhece alguém que fala assim?

Você já presenciou alguma situação que envolva o preconceito linguístico de pessoas na região da letra da música ou de outras localidades?

 

Ao final, cada grupo deverá escolher um líder para expor a resposta do grupo e isso deve ser feito na forma de debate, reservando um tempo de 10 minutos para cada argumentação.

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