Tema 4: A variação social (variação diastrática)

Atividades para turmas do 6º ano

 

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Favorecer conhecimento do fenômeno da variação linguística que ocorre conforme o contexto social.
  • Reconhecer que há várias maneiras de se expressar, observando o contexto e a intencionalidade.

 

Atividade 1: Uma tirinha de Vida de Suporte

Veja a situação interessante que acontece na tirinha a seguir. Observe a linguagem usado pelo empresário e o rapaz, na figura abaixo:

Fonte:< https://vidadesuporte.com.br/tag/jargao/ >.   Acesso em: 19 de ago. de 2024

Para entender melhor:

expertise= experiência prática

escopo= objetivo, propósito

sinergia= cooperação

semiótica: ciência que estuda o sistema de comunicação de uma sociedade

A seguir, temos uma figura com o QR code de acesso à tirinha.

Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/.> Acesso em: 19 de ago. de 2023.

 

A situação exposta na tirinha representa a variação linguística social que também é conhecida como diastrática. Esse tipo de variação representa as diferenças socioculturais entre as pessoas envolvendo questões relacionadas a: idade, escolaridade, profissão, sexo, dentre outras. Isso não quer dizer que uma linguagem é melhor ou pior do que a outra, são apenas diferentes, envolvidas em contextos socioculturais bem distintos.

Perceba que o jovem ficou confuso ao não compreendeu totalmente a mensagem e demonstrou preocupação. Ao final da tirinha uma mulher questiona o jovem insinuando que o empresário estaria usando um outro idioma, o inglês.

O que pode ter prejudicado o entendimento da mensagem do empresário?

Que postura ele deveria ter para que sua mensagem pudesse ser melhor entendida?

 

Atividade 2: Para refletir e responder

01 – Em algum momento, você já precisou adequar o seu modo de falar ou escrever para ser melhor entendido?

 

02 – Você considera importante adequar-se ao contexto da comunicação? Por quê?

 

03 – Como a escola pode te ajudar nesse processo de melhor adequação para falar e escreve?

 

Atividades para turmas do 7º ano

Materiais dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Favorecer o conhecimento do fenômeno da variação linguística diastrática em contextos de diferenças etárias e profissionais.
  • Perceber as variações linguísticas em diferentes contextos sociais.

 

Observe o diálogo a seguir, trata-se de uma conversa entre pessoas de faixas etárias diferentes e, por conseguinte, os personagens apresentam o modo de falar bem distinto um do outro. Veja na figura que está a seguir.

Lembramos que o texto é apenas uma representação de falas para demonstrar a variação que ocorre em virtude da faixa etária. Assim, não podemos generalizar que todos os idosos falam de forma desatualizada e que não compreendem a linguagem do adolescente e nem que todo adolescente faz o uso constante de gírias em sua linguagem.

Fonte: <http://docplayer.com.br/71293150-universidade-federal-de-roraima-escola-agrotecnica-da-ufrr-nivelamento-de-lingua-portuguesa.html>. Acesso em: 08 de jul. de 2023.

QR code de acesso ao diálogo da imagem acima.

Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 19 de ago. de 2023.

       

Os dois personagens acima representam esferas sociais distintas. A variação linguística que envolve esse diálogo chama-se variação social ou diastrática e envolve categorias como:  faixa etária, sexo, nível de escolarização, profissão e estrado social, dentre outros.

De que forma podemos perceber a variação linguística social na fala dos dois personagens?

 

Agora tenho um desafio para você: crie diálogos com as seguintes propostas:

1) Uma mulher e um homem conversam a respeito de um novo tipo de carro que surgiu no mercado (variação diastrática determinada pelo sexo).

2) Um surfista e um advogado conversam a respeito de surf e banho de mar (variação a diastrática determinada pelo grupo a que a pessoa pertence).

 

Atividades para turmas do 8º ano

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística diastrática.
  • Oportunizar o reconhecimento que há várias maneiras de se expressar, observando o contexto e a intencionalidade.
  • Refletir a respeito de comunicação eficiente.

 

Atividade 1: O jurista e o surfista

Observe a figura  que está logo abaixo, tendo como foco a  linguagem empregada.

Fonte: <https://pt.slideshare.net/marciasimone3/aula-04-variacao-linguistica>. Acesso em: 25 de jan. de 2024.

Logo abaixo temos o QR code de acesso à imagem com a representação da falada do jurista e do surfista.

Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 25 de jan. de 2023.

 

As linguagens representadas no texto evidenciam a variação social de nossa língua (diastrática). Podemos citar como exemplos desse tipo de variação:

– linguagem dos advogados;

– linguagem dos surfistas;

Que outros tipos de exemplos você pode citar que representem a variação social de nossa língua? (Cite ao menos dois exemplos)

 

 

Atividade 2: Para refletir e responder

01) Você conhece todas as palavras ou expressões do linguajar jurídico que aparecem no texto da imagem acima? Caso não conheçam alguma, você deve destacar e procurar seu significado em um dicionário online ou impresso.

 

02) E em relação ao sufista? As informações ficaram claras? Você conhece todas as palavras ou expressões? Para alguma delas você precisou pesquisar o significado?

 

Para pensar: se a comunicação não vai ser eficiente (ou seja, as pessoas não vão conseguir entender) de que ela vai adiantar?

 

Atividades para turmas do 9º ano

Materiais dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Discutir as implicações da variação linguística social.
  • Refletir a respeito de variação linguística e preconceito.


 Atividade 1: A música Cuitelinho de Paulo Vanzolini

 Assista ao vídeo da música Cuitelinho de Paulo Vanzolini, executada por Pena Branca e Xavantinho. Em seguida faça a leitura da letra da música e destaque palavras ou expressões que estão sendo usadas de uma forma diferente da que você conhece.

 

O vídeo da música está disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fyJLaIy2zWU>. Acesso em 17 de jan. de 2024.

A seguir você encontra uma figura com o QR code de acesso ao vídeo da música Cuitelinho.

Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em:  17 de jan. de 2023.

Música: Cuitelinho

De: Paulo Vanzolini

Cheguei na beira do porto

Onde as ondas se espáia

As garça dá meia volta

E senta na beira da praia

E o cuitelinho não gosta

Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai

Aí quando eu vim de minha terra

Despedi da parentaia

Eu entrei no Mato Grosso

Dei em terras paraguaia

Lá tinha revolução

Enfrentei fortes bataia, ai, ai, ai

A tua saudade corta

Como aço de navaia

O coração fica aflito

Bate uma, a outra faia

Os óio se enche d`água

Que até a vista se atrapaia, ai, ai, ai

 

A palavra cuitelo é um regionalismo para beija-flor e faz referência ao cenário do Pantanal do Mato Grosso. A origem precisa da canção não é conhecida. Mas, Cuitelinho, faz parte do folclore mato-grossense. Vanzolini relata que ouviu os versos através de um amigo, Antônio Carlos Xandó, que durante uma pescaria no rio Paraná apreciou os versos na voz de um barqueiro. Diante da beleza dos versos, Vanzolini pôs-se à tarefa de estrutura-los ao som da viola caipira e compor mais algumas linhas. Foi gravada originalmente em 1974, por Nara Leão. Em 1987 foi regravada e lançada por Pena Branca e Xavantinho, voltando a fazer muito sucesso. Essa música representa a variação social da língua representada por uma classe social menos privilegiada: um barqueiro do pantanal.

 

Atividade 2: Para refletir e responder

01 A variedade linguística empregada no texto é caracterizada pelo registro na escrita de formas típicas da linguagem oral. Identifique e destaque no texto palavras ou expressões que representem esse fenômeno.

 

02 Algumas palavras receberam grafia diferente da que é prescrita pela norma-padrão. Identifique no texto palavras em que ocorrem a vocalização do lh (Exemplo: óio = olho).

 

03 Observe a marca de plural que aparece no artigo: “Onde as onda se espaia / As garça dá meia volta”, elas são suficientes para pluralizar a ideia, isto é, dar a ideia de mais de um? Explique por que isso ocorre.

 

04 – Essas situações e outras do texto demonstram que o autor, intencionalmente, fez uso de uma variante linguística para identificar o falar específico de um determinado grupo social, esse tipo de variação é chamado de variação social ou diastrática. Em se tratando de uma música que retrata o falar próprio de uma região, a não utilização da norma prescrita pela gramática prejudicou o entendimento da mensagem?

 

Atividade 3: A variação social e a segregação (exclusão)

Para você pensar: de forma geral, a fala representada na música é comumente atribuída ao falar de pessoas menos escolarizadas. No entanto, percebemos que, no meio urbano e até na fala de pessoas que se dizem mais esclarecidas, já ouvidos em algum momento, o verbo chegar é usado com a preposição em. Por exemplo: Cheguei na faculdade. Em vez de: Cheguei à faculdade. Na mesma medida, também suprimimos o “r” em final de muitas palavras. Observe as frases:  Ela quer entregar o trabalho = Ela que entrega o trabalho. Qual é a mais comum no linguajar em geral? Quantas concordâncias verbais e nominais alteramos em nossa comunicação todo dia. Não podemos fazer da variação social (diastrática) um meio de segregação (exclusão) social.

Com base no que você estudou até aqui, como você se reagiria ao presenciar uma situação de discriminação de um determinado grupo de pessoas pelo modo com que elas falam?

 

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