Tema 5: A variação conforme o contexto e o suporte ( variação diamésica)

 

Logo abaixo destacamos um quadro no qual expomos o tema 5  de nossas atividades, a saber: A variação conforme o contexto e o suporte (variação diamésica). Apresentamos o objetivo geral desse grupo, o tempo total estimado e finalizamos com a exibição dos códigos da BNCC (Brasil, 2018) e as práticas de linguagem concernentes a esta temática.

Principais especificações do Tema 5

         Tema 6: A variação conforme o contexto e o suporte
Objetivo geral: Reconhecer a necessidade de adequação linguística conforme a modalidade requerida no enunciado comunicativo.
Tempo estimado total do tema: 5 aulas de 50 minutos
Práticas de linguagem divididas por eixos de ensino/aprendizagem de acordo com a BNCC (Brasil, 2018) e suas respectivas habilidades.

Oralidade:

(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.

(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

(EF69LP15) Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.

Leitura/escuta:

(EF69LP01) Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.

EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação)

Produção:

(EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).

(EF69LP19) Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações etc.

Análise linguística

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.

Fonte: Elaborado pela autora com aporte teórico da BNCC.

Conforme exposto no quadro acima temos  as principais especificidades do grupo de atividades do tema 5, detalhando principalmente os códigos da BNCC (Brasil, 2018) em relação  às práticas de linguagem e suas respectivas habilidades.

 

Atividades para turmas do 6º ano

 

Apresentação das atividades para o 6º ano do tema 5

 

As próximas atividades, em um primeiro momento, expõem  uma conversa entre pai e filho via whatsapp, na qual destacamos suas características comunicativas. Posteriormente, mostramos a bula de um medicamento com a finalidade de contrastarmos as diferenças linguísticas conforme o suporte de textos  utilizados. De igual modo, iniciamos discussões relacionadas aos conceitos de norma-padrão e norma culta que costumam figurar de forma confusa nos manuais didáticos de forma que os alunos consigam identifica-las corretamente.

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.

Objetivos específicos:

·         Favorecer o conhecimento variação linguística que ocorre conforme a modalidade e suporte utilizado na situação comunicativa.

·         Perceber as variações linguísticas em diferentes situações de comunicação, tanto na fala quanto na escrita, em situações mais e menos monitoradas.

 

Atividade 1: Uma conversa entre pai e filho e a bula de um remédio

Observe a figura abaixo e fique atendo ao tipo de linguagem empregada.

Fonte: <https://www.tudosaladeaula.com/2021/08/atividade-de-portugues-mensagem-whatsapp-.html>. Acesso em: 10 de jul. 2023.

Na figura a seguir temos o QR code de acesso ao diálogo acima.

https://br.qr-code-generator.com/. Acesso em 19 de ago. de 2023.

Observe que o texto do diálogo entre o pai e o filho tende a uma maior informalidade, apresenta abreviações como “tô” (estou), “vó” (avó) e “vc” (você). Também apresenta repetições de vogais para dar ênfase às palavras, exemplo: “queroooooo”.

Conforme a norma culta (aquela que diz respeito à variedade utilizada por pessoas mais escolarizadas) a partícula negativa segue anteposta ao verbo, como no exemplo a seguir: Oi, pai. Não estou. No entanto, a construção: “Oi, pai. Estou não”, pode ser encontrada na língua falada em um contexto de mais informalidade.

Procure no texto 1 mais exemplos característicos da língua falada. Encontre mais frases que, conforme a norma culta, devem ser escritas de uma forma diferente em um contexto mais formal.

 

Observe a segunda imagem e fique atento ao tipo de linguagem empregada.

 

Fonte: <https://www.tudosaladeaula.com/2020/11/atividade-simulado-de-portugues-sobre.html>. Acesso em: 10 de jul. de 2023.

Logo abaixo temos o QR code de acesso à bula do medicamento exposta acima:

Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em: 19 de ago de 2023.

Você conhece a diferença entre norma-padrão e norma culta?

A norma-padrão está representada na gramática normativa e mostra um padrão idealizado, ou seja, não está integralmente contemplado em nossas interações do dia a dia. Já a norma culta demonstra usos reais de nossa língua, que ocorrem habitualmente no uso dos falantes mais escolarizados em situações mais monitoradas de fala e escrita.

Qual dos dois textos está registrado na norma culta? Por quê?

 

Atividade 2: Hora de comparar

 

Compare a estrutura dos dois textos e a linguagem utilizada em cada um deles. Em seguida, responda às seguintes questões:

 

01 – Qual a finalidade do texto 1 e do texto 2?

 

02 – Tanto a linguagem do texto 1 quanto a do texto 2 estão adequadas?

 

03 – A que conclusão podemos chegar a respeito do propósito de cada texto e as diferenças no uso da linguagem de cada um?

 

Hoje estamos estudando a variação linguística diamésica que ocorre em decorrência de estarmos empregando a modalidade (oral ou escrita) de nossa língua e do gênero textual utilizado como suporte (tipo de texto). A forma que construiremos nossa comunicação pode ser influenciado por uma série de fatores linguísticos, sociais e comunicativos. Dentre os principais estão:

  1. Contexto comunicativo: O ambiente e o propósito da comunicação. Em situações formais, como documentos oficiais ou discursos, é mais comum utilizar uma linguagem mais monitorada, enquanto em conversas informais com amigos ou familiares, a linguagem pode ser mais simples.
  2. Público-alvo: O conhecimento e as expectativas do público para o qual se dirige a mensagem também são determinantes. Ao falar com especialistas em uma área específica, por exemplo, pode ser necessário usar uma linguagem técnica e mais especializada.
  3. Nível de formalidade: A variação diamésica ocorre também de acordo com o grau de formalidade requerido na situação. Em ambientes mais formais, como em cerimônias oficiais ou apresentações acadêmicas, espera-se uma linguagem mais formal.
  4. Suporte utilizado: A escolha entre a modalidade oral ou escrita, ou o gênero textual, também pode ocasionar a variação. A linguagem usada em um texto escrito, como um artigo acadêmico, pode ser mais estruturada e cuidada em relação à linguagem usada em uma conversa menos formal.
  5. Intenção comunicativa: O objetivo da comunicação influencia a escolha linguística, como por exemplo ao tentar convencer alguém de algo, como em um discurso político ou em uma argumentação jurídica, é comum utilizar uma linguagem persuasiva e cuidadosa.
  6. Nível de formalidade do relacionamento: A relação entre os interlocutores também pode afetar nossas escolhas. Se estamos em um ambiente de negócios em comparação a uma conversa entre amigos, usamos linguagens e posturas totalmente distintas.

 

Atividade 3: Para refletir

 

Este é um momento para você pensar a respeito de algumas temáticas e conversar com seus colegas de sala e com seu professor.

Você já havia parado para pensar a respeito da variação da nossa língua em conformidade com a situação comunicativa e seu nível de formalidade e o suporte de texto que precisamos usar (sejam gêneros orais ou escritos)? Qual a importância da escola no desenvolvimento de sua capacidade de uso da linguagem?

 

       Atividades para turmas do 7º ano

             Apresentação das atividades para o 7º ano do tema 5

 

Para essas atividades, partimos de dois vídeos, sendo o primeiro uma entrevista de Tatá Werneck com Zezé di Camargo e Luciano e o segundo um trecho das notícias de abertura do Jornal Nacional. Ambos são apresentados na modalidade oral, no entanto apresentam características bem distintas que são influenciadas pelo contexto em que estão. Também evidenciamos os conceitos de norma-padrão e norma culta com vistas à identificação correra desses termos e reconhecimento da forma real com que se apresentam.

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 50 minutos.

Objetivos específicos:

·         Oportunizar o (re)conhecimento do fenômeno da variação linguística que ocorre conforme o suporte de texto utilizado na situação comunicativa.

·         Reconhecer a necessidade de maior ou menor monitoramento linguístico nas situações comunicativas.

 

Atividade 1: Uma entrevista e uma notícia

 

Assista aos vídeos das duas situações comunicativas a seguir:

Situação 1: Entrevista de Tatá Werneck com Zezé di Camargo e Luciano Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3J1-Ljpy_Q4>. Acesso em: 10 de jun. de 2023.

Logo abaixo temos o QR code de acesso à entrevista de Tatá Werneck.


Fonte: <https://br.qr-code-generator.com/>. Acesso em 19 de ago. de 2023.

Situação 2: Trecho de notícia de abertura do Jornal Nacional <https://www.youtube.com/watch?v=fJ-dHKCzk6Y>. Acesso em: 10 de jun. de 2023.

Logo a seguir temos o QR code de acesso ao trecho de notícia de abertura do Jornal Nacional

 

Observe e anote as diferenças na linguagem empregada em cada vídeo e a situação comunicativa de cada um. Fique atendo a postura, gestos e entonação da voz.

Em relação ao uso da linguagem dos apresentadores, lembre-se: norma-padrão: refere-se a um modelo idealizado que geralmente aparece nos ensinos das gramáticas. Norma culta: refere-se ao uso real da língua, na forma escrita ou falada, por aqueles que possuem uma maior escolarização e costuma ter maior prestígio social.

Diante desse contexto, qual dos vídeos se aproxima mais da norma culta de nossa língua? Por quê?

 

Atividade 2: Anote as diferenças

 

01 – Comente as diferenças que observou ao comparar a linguagem do primeiro e do segundo vídeo (modo de falar, entonação, gestos, postura corporal, dentre outros).

Comentários a respeito do vídeo 1:

Comentários a respeito do vídeo 2:

Destaque para o professor

                 Lembre-se de abordar questões relacionadas à intencionalidade e à adequação comunicativa. Incentive os alunos ao estudo de nossa língua e suas múltiplas manifestações, com vistas a estarem melhor preparados para executar a adequação comunicativa conforme suas necessidades.

 

Atividades para turmas do 8º ano

Apresentação das atividades para o 8º ano do tema 5

 

Nessas atividades, primeiramente apresentamos o Museu da Língua Portuguesa que fica na Estação da Luz em São Paulo. Em seguida, expomos uma representação de um texto oral referente a uma visita a esse museu e, posteriormente, um texto que será publicado em um jornal virtual a respeito da mesma visita. Os dois textos evidenciam a variação diamésica de nossa língua e tencionamos promover discussões a respeito das características que envolvem a oralidade e a escrita, o uso da norma culta e a norma-padrão em sua representatividade nas gramáticas.

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 50 minutos.

Objetivos específicos:

·         Discutir as variações linguísticas em diferentes situações de comunicação que envolvem a fala e a escrita mais e menos monitoradas.

·         Possibilitar o reconhecimento de que o suporte de texto requerido na situação comunicativa, interfere em nossas escolhas linguísticas.

 

Atividade 1: Uma visita ao Museu da Língua Portuguesa

 

A seguir você encontrará dois textos que possuem a mesma temática central:  uma visita ao Museu da Língua Portuguesa. O primeiro é a representação de um comentário oral a respeito dessa visita e o segundo é um texto escrito a ser publicado em um jornal virtual.

Esse Museu está sediado na histórica Estação da Luz, um importante ponto turístico da cidade de São Paulo, e possui um acervo que abrange diversos aspectos da Língua Portuguesa, desde sua origem e evolução até suas manifestações contemporâneas. As exposições exploram temas como a influência das línguas indígenas e africanas na formação do português brasileiro, a literatura lusófona, a diversidade linguística do nosso país, entre outros.

Além de exibições permanentes, o Museu da Língua Portuguesa também oferece programação temporária variada com palestras, debates, espetáculos de teatro, música e poesia, visando a estimular o interesse pelo idioma e promover o diálogo entre diferentes culturas e comunidades de nossa língua.

 

Leia os dois textos e observe bem os usos da língua em cada um deles.

 

Texto 1: Representa um comentário oral a respeito da visita.

Bom … eu, eu fui a São Paulo e visitei a Estação da Luz … é estive lá eu acho … passei uma semana, acho que fui umas três vezes a Estação da Luz e o Museu da Língua Portuguesa que fica lá . . . realmente o que gente vê lá é muito diferente… é tipo um museu cheio de coisa virtual e tecnologia e a gente pode interagir com as com tudo … então… tem uma projeção enorme e vai mostrando vídeos, sons e imagens a respeito da nossa língua. (Texto elaborado pela autora).

 

Texto 2: Comentário escrito a ser publicado em um jornal virtual a respeito da visita.

Quando eu fui a São Paulo, tive a oportunidade de visitar o Museu da Língua Portuguesa por três vezes.  Ele fica na Estação da Luz que é um excelente ponto turístico dessa cidade. O motivo de eu ter feito tantas visitas, está no fato da grande quantidade de materiais diversificados para vermos. Esse museu possui um acervo muito interessante e inovador, predominantemente virtual e interativo. Por meio de vídeos, sons, imagens e esculturas, puder conhecer a riqueza de nossa língua e sua história. (Texto elaborado pela autora).

 

Relembre que a norma culta diz respeito ao uso a língua de forma mais monitorada, tanto em situações de fala como de escrita. Geralmente é utilizada por pessoas que estudaram por mais tempo (ou seja, possuem maior escolarização). Por outro lado, a norma-padrão é uma codificação que, de certa forma, é abstrata, e comumente tem seu registro nas gramáticas.

Qual dos dois textos está mais próximo da norma culta? O que o levou a essa conclusão?

 

Atividade 2: A finalidade de cada texto

 

Veja quanta diferença há entre o texto que representa o comentário oral e o texto que foi escrito para ser publicado em um jornal virtual. Cite a seguir as principais diferenças que você percebeu.

 

Saiba que, em um texto oral, fazemos um menor planejamento e vamos elaborando o texto à medida que falamos. Usamos recursos como pausas e gestos para transmitir nossas ideias; formulamos e reformulamos as sentenças conforme a necessidade e conforme o contexto de fala da atividade; usamos uma linguagem mais ou menos formal. Se você estivesse na apresentação de um trabalho na escola, como seria o grau de monitoramento de sua fala?

Por sua vez, o texto escrito nos possibilita um maior planejamento, favorecendo uma organização mais cuidadosa das ideias. Há também a tendência de construção de frases e parágrafos mais complexos. Apesar de muitos textos escritos terem a tendência de maior formalidade, há muitos gêneros orais que tendem à informalidade, como por exemplo conversas via mídias digitais tais como WhatsApp, Instagram, Tic Toc, dentre outras .

Essa diferenciação representa a variação diamésica de nossa língua que acontece conforme a necessidade de maior ou menor formalidade e do suporte de transmissão que utilizamos ( o tipo de texto, seja ele oral ou escrito).

Destaque para o professor

O professor deve discutir o fato de que durante a fala há menor planificação do conteúdo, o que pode ser indicado pelas pausas (representadas pelas reticências na representação do texto oral), repetições de palavras e marcas de reformulações, como por exemplo, no trecho: “… é estive lá eu acho ….”. Há também uso de marcadores convencionais de fala como: “então” e “tipo”. Já no texto escrito, podemos fazer um planejamento maior, pensando e repensando o que iremos colocar no papel ou digitar. Não vemos mais marcar de reformulações nem tantas repetições. O texto escrito nessa atividade, apresentou maior densidade de ideias e do léxico. Professor, lembre-se que oralidade e escrita são duas modalidades da língua. Embora utilizem o mesmo sistema linguístico, cada uma possui características próprias. Nos estudos linguísticos contemporâneos, a relação entre a oralidade e a escrita é compreendida em forma de um continuum das práticas sociais de produção textual (oral e escrita) e não deve ser concebia de forma dicotomizada (Marcuschi, 2010). De acordo com o autor, “na sociedade atual, tanto a oralidade quanto a escrita são imprescindíveis. Trata -se, pois, de não confundir seus papéis e seus contextos de uso, e de não discriminar seus usuários” (Marcuschi 2010, p. 22).

 

Atividades para turmas do 9º ano

            Apresentação das atividades para o 9º ano do tema 5

 

Nos exercícios que estão a seguir, mostramos um poema (Soneto de Fidelidade de Vinícius de Moraes) e um texto jornalístico do Jornal Nacional que fla a respeito do futuro do mercado de trabalho. Colocamos em destaque o uso da norma-culta apresentado nos dois texto e demonstramos que os gêneros evidenciados apresentam características próprias e concernentes à variação linguística diamésica.

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.

Objetivos específicos:

·         Perceber a necessidade de adequação ao gênero e a situação comunicativa.

·         Refletir a respeito da comunicação eficiente por meio de nossas escolhas de linguagem, estruturas e objetivos comunicativos.

 

Atividade 1: Uma poesia e uma reportagem

 

A seguir você irá observar dois textos: uma poesia e um texto jornalístico. Após a leitura, analise a variação linguística existente entre o registro literário e o registro jornalístico.

 

Para análise da poesia:

  • Observe o autor, o título e o contexto.
  • Leia a poesia individualmente.
  • Em seguida, observe as características da linguagem poética, como uso de metáforas, ritmo, sonoridade, etc.
  • Reflita a respeito do impacto emocional da poesia e como as palavras são escolhidas para criar imagens vívidas na mente do leitor.

 

Para análise do texto jornalístico:

  • Observe a fonte, título e data de publicação.
  • Leia a reportagem individualmente.
  • Em seguida, observe as características da linguagem jornalística, como clareza, objetividade, informações técnicas, etc.
  • Reflita a respeito dos recursos utilizados para transmitir as informações de forma direta e concisa, sem os recursos poéticos da linguagem literária.

 

Texto 1

Soneto de fidelidade de Vinícius de Moraes:

 

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto,

Que mesmo em face do maior encanto,

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

 

E assim, quando mais tarde me procure,

Quem sabe a morte, angústia de quem vive,

Quem sabe a solidão, fim de quem ama,

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama,

Mas que seja infinito enquanto dure.

 

Texto 2

Futuro do trabalho: veja as profissões que mais crescem no mundo e as que devem desaparecer, segundo relatório

Documento faz ainda um alerta para governos, empresas e trabalhadores: é preciso investir em formação. Por Jornal Nacional 08/05/2023, 21h28.

 

Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/05/08/futuro-do-trabalho-veja-as-profissoes-que-mais-crescem-no-mundo-e-as-que-devem-desaparecer-segundo-relatorio.ghtml. Acesso em 13 de fev. de 2024.

 

Uma pesquisa realizada com dados reunidos em 45 países indicou profissões que vão oferecer mais oportunidades nos próximos quatro anos, bem como as ocupações que tendem a desaparecer. O avanço da tecnologia e a preocupação com o meio ambiente já são responsáveis por mudanças profundas no mercado de trabalho.

O relatório do Fórum Econômico Mundial, em parceria com a Fundação Dom Cabral, analisou a economia de 45 países e dados de 803 empresas que, juntas, são responsáveis por mais de 11 milhões de vagas. Até 2027, a expectativa é que pelos menos 23% dos atuais postos de trabalho se modifiquem. Muitos serão criados, outros vão sofrer alguma transformação. E há aqueles que simplesmente vão desaparecer.

A boa notícia é que o estudo aponta caminhos. Entre as profissões com alta demanda nos próximos 4 anos estão especialistas em:

  • Inteligência artificial.
  • Aprendizagem de máquina – profissionais que criam tecnologia usada, por exemplo, na prevenção de fraudes bancárias e até nos carros autônomos.
  • Big data: a análise de uma quantidade muito grande de dados para tomada de decisões, inclusive de forma imediata.
  • Segurança da informação – a proteção de computadores e sistemas digitais contra falhas e ataques.
  • Pessoas que trabalham com energia renovável, como a solar, também estão nessa lista.
  • Com a demanda cada vez maior por alimentos, tudo o que estiver ligado à agricultura segue em alta.

Nesse mundo com tanta tecnologia, os professores – de cursos técnicos e universitários – são e serão muito importantes.

Você já percebeu que a educação está no centro dessas transformações. O relatório faz um alerta a governos, empresas e trabalhadores: é preciso investir em formação. É que de um lado, poderá haver falta de profissionais qualificados; e de outro, muita gente desempregada por falta de qualificação.

 

Você acredita que os dois texto estão mais próximos da norma culta? Por quê?

Relembre que a norma considerada padrão está contida nas gramáticas,  e não está inserida em sua integralidade em nossas práticas diárias de comunicação. Já norma culta fere-se ao uso real, independente da modalidade (comunicação oral ou escrita) efetuado com maior ou menor grau de monitoramento e realizado por aqueles que tiveram um maior acesso à escola.

 

Atividade 2: A minha linguagem na sociedade

 

Para refletirmos: nossa língua pode variar conforme o gênero discursivo que estamos utilizando em nossa atividade comunicativa; veja quanta diferença há no texto poético e no texto jornalístico. Ambos estão escritos em Língua Portuguesa, mas apresentam recursos linguísticos bem distintos. Esse tipo de variação linguística recebe o nome de variação diamésica, que além de tratar das diferenças entre linguagem oral e escrita, também se manifesta na diversidade de gêneros discursivos e os recursos linguísticos que acionamos conforme nossa necessidade de comunicação.

 

1) Você acredita que a escolha da linguagem apropriada para cada situação pode influenciar a forma nossa mensagem é compreendida pelas pessoas?

 

2) De que forma o uso de uma linguagem adequada pode ser uma ferramenta de mobilidade social importante? Lembre-se de que quanto mais estudamos e compreendemos nossa língua, mais podemos explorar e valorizar seus recursos, entendendo melhor documentos, livros, leis  e tudo mais que envolve o universo da linguagem.

Destaque para o professor

Ilari e Basso (2009) e Bagno (2007) abordam a variação diamésica como a compreensão das diferenças entre a língua falada e a língua escrita, envoltas em um contexto de maior ou menor monitoramento linguístico. Os gêneros discursivos são exemplos que se encaixam nessa variação diamésica, pois, a depender dos tipos de textos acionados, sejam eles orais ou escritos, podem apresentar características linguísticas específicas e bem distintas umas das outras. Isso significa que a escolha de palavras, estruturação das frases, nível de formalidade, entre outros aspectos, podem variar significativamente entre um e outro, de acordo com o contexto comunicativo e as convenções sociais envolvidas.

Gostou? então compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *