Tema 6: A variação conforme o grau de formalidade (variação diafásica)

Atividades para turmas do 6º ano

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Perceber as variações linguísticas em diferentes maior e menor formalidade.
  • Reconhecer a necessidade de adequar a língua conforme as diferentes situações sociocomunicativas.

 

Atividade 1: A variação e o contexto de formalidade.

 Hoje você irá conhecer uma pouco a respeito da varação linguística que ocorre conforme o contexto, ou seja, a situação comunicativa (variação diafásica). Para isso, leia os textos a seguir.

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?

Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.

Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?

Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.

Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

BORTONI, Ricardo, S. MEducação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004.

 

Observe que a gerente da agencia bancária usa duas formas distintas de comunicação. Em um momento faz uso da linguagem formal (aquela mais próxima das prescrições da gramática normativa, também conhecida como norma culta), em outro, utiliza a linguagem informal (linguagem do cotidiano, linguagem popular.) Essas duas manifestações da linguagem representam a variação situacional de nossa língua. Ela representa a capacidade do indivíduo de empregar diferentes formas de linguagem em diferentes situações comunicativas, como por exemplo em uma entrevista de emprego, em uma conversa via whatsapp, ao preparar o seu currículo, dentre tantas outras manifestações.

Você já precisou adequar o seu modo de falar para apresentar mais ou menos formalidade? Em que situação isso ocorreu? Discuta com seus demais colegas e seu professor a respeito dessa situação.

 

Atividade 2: Na escola

01 – Pense nas atividades que você realiza na escola. Cite um exemplo de um momento que requer uma comunicação mais formal e outro em que a comunicação mais próxima da informalidade será mais adequada.

                 

Atividade 3: Criando textos

 01 Dois adolescentes conversam em sala de aula para marcarem um jogo de futebol. Escreva um diálogo que represente essa conversa.

 

02) Um vereador de sua cidade irá fazer um discurso na câmara municipal para solicitar a construção campos de futebol em alguns bairros. Escreva esse discurso.

 

03) Você irá fazer uma solicitação escrita ao diretor da sua unidade escolar pedindo autorização para realizar uma campanha para ajudar as vítimas dos alamentos no Rio Grande do Sul. Escreva essa solicitação

 

 Observe que cada situação comunicativa demanda um tipo de texto, quer seja oral ou escrito. Por isso, é importante desenvolvermos o conhecimento de nossa língua para conseguirmos ter um melhor desempenho linguístico conforme a necessidade do momento.

 

Atividades para turmas do 7º ano

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Reconhecer as diferentes formas de manifestação da linguagem em diferentes situações de comunicativas.
  • Exercitar a adequação linguística conforme o contexto de enunciação.

 

Atividade 1: Meu roteiro

 Vamos exercitar a variação situacional ou diafásica de nossa língua. Essa forma de variação nos mostra que podemos adequar nossa forma de falar a ou escrever a depender do contexto comunicativo em que estamos.

Sua turma deve ser dividida em quatro grupos e cada agrupamento receberá uma atividade a desenvolver (que será apresentada posteriormente). Crie um breve roteiro que irá nortear a apresentação que farão ao final da atividade.

Grupo 01: Você é um vendedor de suprimentos de informática em uma grande loja e está apresentado novos equipamentos para games a um cliente.

Grupo 01: Você foi escolhido para representar sua escola em um encontro nacional de estudantes e fará uma pequena palestra que tem como objetivo levar informações a respeito da sua cidade e da sua escola.

Grupo 03: Você é um advogado que irá defender o cliente durante um julgamento. Ele foi acusado injustamente de ter provocado um acidente de trânsito que ocasionou muito prejuízo, no entanto, estava em outra cidade no dia do ocorrido.

Grupo 04: Você é um adolescente youtuber[1] e irá fazer uma live[2], apresentando sua escola e como você gosta de fazer parte dela e irá falar de sua cidade e seus encantos.

 

Algumas orientações:

  • No Grupo 01, o uso de linguagem um pouco mais técnica com termos específicos do mundo dos games, já que o contexto é uma apresentação de equipamentos de informática para um cliente interessado em jogos.
  • No Grupo 02, a linguagem deve ser mais formal e objetiva, com informações relevantes a respeito da escola e da cidade, já que o objetivo é apresentar-se para um público em um encontro nacional de estudantes.
  • No Grupo 03, a linguagem jurídica e a argumentação persuasiva são importantes, uma vez que o objetivo é defender um cliente em um julgamento. Você pode pesquisar alguns termos jurídicos para enriquecer sua apresentação.
  • No Grupo 04, o tom mais descontraído e coloquial é esperado, pois o contexto é uma live promovida por um jovem youtuber, que deseja mostrar sua escola e cidade de uma forma mais descontraída e atrativa para seu público.

Prepare um roteiro para facilitar o momento de sua apresentação.

[1]Youtuber: pessoa que de conteúdo para a plataforma de compartilhamento de vídeos norte-americana YouTube.

[2] Live é uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo na Internet, geralmente feita por meio das redes sociais.

 

Atividade 2: Hora da encenação

Cada grupo terá oportunidade de encenar a situação comunicativa que preparou. Para isso devem seguir o roteiro elaborado na atividade 1.

Cada encenação deve durar cerca de 10 minutos e contar com a criatividade da turma. Esse momento pode ser gravado em vídeo para que possam visualizar e comparar a linguagem e a postura empregada em cada situação temática.

Com essa atividade você experimentou diferentes situações de comunicação e vivenciou a adaptabilidade da língua, que pode se moldar às necessidades e aos propósitos comunicativos de cada contexto, representando a variação situacional ou diafásica de nossa língua.

Atividades para turmas do 8º ano 

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto:  50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Estimular a observação crítica de contextos comunicativos diversos.
  • Reconhecer a intencionalidade e as escolhas linguísticas do falante como forma de interação social.

 

Atividade 1: Observe contextos

Observe a situação comunicativa a seguir: algumas pessoas mandaram uma mensagem de áudio para Maria com as informações abaixo. Observe os textos e descubra quem está falado com ela.

 

1 – Se você não arrumar o seu quarto hoje a situação vai complicar para você. Lembra que eu te pedi isso ontem?

2 – Amor, tô morrendo de saudade de você!

3 – Prezada Maria, consta em aberto em nosso sistema o vencimento da fatura do mês de maio do seu telefone celular. Solicitamos a imediata regularização do débito. Caso a fatura já tenha sido paga, favor desconsiderar esta mensagem.

4 – Bora dar um rolê por aí. Me disseram que o cinema do shopping só tem filme bom hoje.

 

Você consegue identificar os possíveis interlocutores que estão mantendo um diálogo com Maria?

 

Atividade 2: Quem está falando?

01 – Como foi possível identificar os falantes?

 

02 – Destaque algumas marcas de linguagem que deixam pistas da relação de cada interlocutor com a Maria.

 

A variação linguística que ocorre conforme o contexto em que estamos, recebe o nome de diafásica e refere-se à variação que ocorre de acordo com situação comunicativa envolvida. Em outras palavras, é a variação da linguagem que está relacionada ao contexto em que a comunicação ocorre. Por exemplo, a linguagem utilizada em uma conversa informal entre amigos pode ser diferente da utilizado em uma apresentação acadêmica formal.

Essa variação pode ser observada em diversos aspectos da linguagem, como vocabulário, estrutura de frases, uso de gírias, nível de formalidade e de informalidade e reflete as normas sociais, culturais e contextuais que influenciam a forma como nos comunicamos.

 

Atividades para turmas do 9º ano

Materiais:  dispositivo eletrônico com acesso à internet (telefone celular, tablet, notebook, equipamento de data show ou televisão).

Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver o conhecimento do fenômeno da variação linguística que ocorre conforme o maior ou menor grau de formalidade.
  • Exercitar a adequação linguística conforme  a necessidade comunicativa.

 

Hoje vamos relembrar a variação situacional (também chamada de diafásica), que ocorre de acordo com o contexto comunicativo. Em situações como em uma apresentação acadêmica ou profissional, é comum utilizarmos um registro linguístico mais formal, enquanto em situações informais, como conversas entre amigos, o registro linguístico tende a ser mais coloquial e informal. Essa variação reflete as normas sociais e culturais que regem nossa comunicação.

Veja a situação hipotética a seguir.

  • Você está com um problema de saúde e irá enviar uma mensagem de texto, via whatsapp, para desmarcar um compromisso que já estava agendado e deve explicar o motivo de sua ausência.
  • Fiquem atentos e observem:

– interlocutor;

– situação comunicativa;

– assunto;

– tipo de linguagem.

 

  • Vocês podem acrescentar informações relevantes para tornar a mensagem mais clara.

 

Situação 1: Avisar ao seu chefe imediato que não poderá comparecer ao estágio hoje.


Situação 2: Desmarcar um passeio com amigos no shopping


Situação 3: Avisar ao diretor da unidade escolar que precisará fazer a avalição em outro dia.

 

Atividade 2: Padlet para socializar

  Agora que as mensagens estão prontas, você pode fazer a exposição por meio de um Padlet (plataforma em que podemos criar murais interativos e colaborativos). Acesse o endereço eletrônico: <https://padlet.com/> . Na figura a seguir temos a imagem inicial dessa plataforma.

Fonte: <https://padlet.com/>. Acesso em 17 de jan. de 2024.

Para utilizar a plataforma  você precisa fazer um cadastro bem simples,  informando sua conta do google, ou informando um e-mail pessoal e criando uma senha. Veja na figura a seguir:

Fonte: < https://padlet.com/dashboard?mobile_page=Accounts . Acesso em 17 de jan. de 2024.

Após a realização do cadastro, você já acessa vários modelos e pode adequar cores, letras e imagens, conforme sua preferência. Basta um aluno ou professor criar o Padlet, iniciar e compartilhar o link com os demais colegas. Cada um que receber o link pode acessar e dar continuidade à construção, acrescentando suas mensagens. Ao final, temos um mural completo com todas as mensagens. Veja que está a seguir um modelo de como as mensagens são apresentadas em um Padlet

Fonte: < https://padlet.com/dashboard/gallery/all?name=bulletin-board-v1 > . Acesso em 17 de jan. de 2024.

Caso não seja possível efetuar o cadastro e o compartilhamento do link de construção do Padlet, suas mensagens e de seus colegas podem ser expostas na forma de varal ou em um mural em sala de aula.

Dessa forma, você poderá perceber que dentro de uma mesma situação comunicativas há mais de uma forma de representar uma mensagem.

Gostou? então compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *